LafargeHolcim usa tecnologia para aprimorar os processos de gestão de pessoas
Texto: Redação Revista Anamaco
A LafargeHolcim Brasil vem apostando em diferentes tecnologias como aliada para aprimorar os processos relativos à gestão de pessoas. Alinhada às inovações da indústria 4.0, a companhia implantou o RH Digital, a fim de reduzir burocracias e tornar os processos mais eficazes, ágeis e simples para os funcionários.
Para tanto, nas unidades, foram criados os cantinhos RH Fácil, onde os empregados podem acessar seus dados, consultar contracheques, tirar dúvidas e abrir solicitações, como envio de atestados, comunicação de divergência de ponto e pedido de emissão de certificados. “De um modo geral, o setor de indústrias ainda trabalha de forma muito manual. Estamos muito à frente em relação a várias empresas, inclusive do nosso segmento. Nosso RH está no 4.0 e isso é um diferencial. Todos os gestores e colaboradores foram treinados nas novas ferramentas”, explica Priscila Barradas, gerente de administração de pessoal e gestão de Recursos Humanos da empresa.
Segundo ela, hoje, com os processos digitais, a companhia conseguiu ganhar mais eficiência, reduzir a burocracia e simplificar as atividades, com foco em melhorar a experiência dos funcionários. “O processo digital também nos possibilita criar e monitorar com mais facilidade indicadores de desempenho, traçar ações de correção mais rapidamente e acompanhar o atingimento das metas”, completa.
Nesse contexto, a revitalização da folha de pagamento foi uma das novidades. Priscila conta que, com os novos processos, a empresa praticamente eliminou os erros. Além disso, foram implementadas ferramentas para gestão da jornada de trabalho dos empregados, onde os gestores conseguem acompanhar as variações e descolamento das metas. A companhia também adotou um app para que o gestor aprove, previamente, as horas extras e criou um dashboard (um painel visual que contém informações, métricas e indicadores da empresa) para acompanhar mês a mês as horas extras por unidade e, assim, garantir uma melhor gestão.
Para tornar os processos de contratação e demissão totalmente virtuais, a companhia passou a trabalhar apenas com a Carteira de Trabalho Digital e com tecnologia com inteligência artificial. Com a mudança, o processo admissional, por exemplo, que ocorria em 28 dias úteis, agora é feito em 10. Em vez de se apresentar ao gestor com sua documentação para iniciar o processo de contratação, o novo empregado agora recebe um link, manda fotos da documentação e a inteligência artificial do sistema valida seus dados e documentos. Todos os formulários referentes a benefícios também passaram a ser preenchidos diretamente no sistema e o empregado já recebe todas as regras referentes às políticas de compliance da empresa.
As homologações também são quase 100% virtuais. O empregado que está se desligando envia seus documentos, acessa um link, tira suas dúvidas e assina o documento digitalmente.
Segundo Priscila, a pandemia acelerou a migração de alguns processos para o digital. "O governo passou a aceitar documentos com assinatura digital e as novas plataformas, via app FGTS e INSS, possibilitaram essa mudança de conceito. Aproveitamos a oportunidade para tornar nossos processos mais digitais e estamos atentos a novas oportunidades de melhoria e simplificação", explica.
Outra ferramenta oferecida aos colaboradores, desde setembro de 2020, é o atendimento da assistente virtual Pilar. Disponível não só no computador, mas também em aplicativo para celular, por meio de inteligência artificial, a integrante digital da equipe de Recursos Humanos interage com os funcionários e oferece diversas funcionalidades, dentre elas acesso a informações pessoais, benefícios, folha de pagamento, contracheques, dependentes, saldo de férias, entre outros.
Existe, ainda, a opção de abertura de um ticket, para requisições e solicitações de esclarecimentos, que são respondidos pelo RH. Desde sua chegada, a Pilar e os empregados já trocaram mais de 40 mil mensagens, em 7.800 sessões. A maior parte dos acessos foi por meio do aplicativo de celular, um total de cinco mil. “A assistente virtual Pilar é mais um canal de atendimento, que visa aproximar os colaboradores à LafargeHolcim. O objetivo é dar maior agilidade no fornecimento das informações da área, além de facilitar a emissão de documentos. Hoje, 65% dos nossos empregados já acessam a ferramenta”, explica Carolina Duarte Araújo, HR Business Partner da LafargeHolcim Brasil.
Crédito: Paulão/Divulgação