Levantamento revela que 27% das pessoas realizam reformas anuais em suas casas
Texto: Redação Revista Anamaco
Para quem possui uma casa ou apartamento, a manutenção e reformas fazem parte do cotidiano, entretanto, esse hábito é mais comum do que se imaginava. Isso é o que mostra uma pesquisa, exclusiva, realizada pelo Viva Real, empresa foi Grupo ZAP, que revelou que 98% dos proprietários declararam fazer reformas em seu imóvel, dentre eles 27% realizam reformas anuais.
Os dados também revelam que 11% realizam a cada dois anos e 7% a cada cinco anos. Outro ponto importante é que 30% dos proprietários fazem reformas apenas quando há necessidade. O investimento médio de quem realiza reformas é R$ 2.818.
Os ambientes comuns dos imóveis são os que despertam maior interesse de reforma dos proprietários, todos acima de 60%. Salas (82%), cozinha (74%) e dormitórios (68%) foram os que tiveram maior interesse. Além destes, jardim/quintal (53%) e sacada (51%) se mostram expressivos.
Sergio Castelani, economista do Grupo ZAP, analisa que a pesquisa revela um comportamento das pessoas se preocuparem com a reforma apenas com a necessidade, isso pode estar sendo impulsionado por um momento econômico instável. “Já as áreas comuns dos imóveis são locais em que as pessoas ficam boa parte do tempo e querem sempre vê-la da melhor forma, por esse motivo acabam priorizando em uma reforma”, afirma.
Foto: Fotolia