Índice Abramat

Leve recuperação

Dados apurados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) mostram que, em março, as vendas de material de construção elevaram-se em 3,2% em relação a fevereiro. No sentido inverso, quando a comparação é com março de 2014, as vendas registram forte queda de 5,4%. O resultado acumulado no primeiro trimestre deste ano também é de desaceleração: 8,8% e nos últimos 12 meses, o recuo é de 7,7%.
Walter Cover,presidente da entidade, explica que as vendas no primeiro trimestre continuam baixas refletindo, principalmente, a forte queda na atividade das construtoras, tanto no segmento imobiliário como nas obras de infraestrutura. “O segmento do varejo continua positivo, mas não o suficiente para neutralizar a perda de vendas em outros segmentos, observa.
Para este ano, a expectativa de crescimento é de 1% e, segundo Cover, está apoiada na manutenção dos atuais incentivos do governo ao setor, assim como na expansão dos investimentos via concessões, na fase 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida, na manutenção dos programas de emprego e renda e no câmbio mais desvalorizado, que permite a substituição das importações de material pelos itens produzidos pela indústria nacional. “A previsão para 2015 será reavaliada a partir do resultado de abril ou em possíveis mudanças nas variáveis mencionadas acima”, explica o executivo.

Leve recuperação
Compartilhe esse post:

Comentários