Livro infantil sobre diversidade e inclusão tem patrocínio da PPG
Texto: Redação Revista Anamaco
Um livro infantil para incentivar a leitura e promover ativamente a diversidade e valores inclusivos entre alunos da rede pública de Sumaré, no interior paulista, começou a ser distribuído para escolas e entidades educativas da cidade. "Dandara: a menina que criou o seu próprio destino" (Editora Gramani), teve a primeira edição, de três mil exemplares, patrocinada pela PPG, por meio Lei de Incentivo à Cultura e do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Os primeiros 1.800 exemplares estão sendo entregues, gratuitamente, a entidades de Sumaré, com apoio da Sociedade Filantrópica Comunitária (Sofic). Outros exemplares serão distribuídos ao longo de 2022 para as escolas públicas da cidade, em oficinas de contação de história e palestras previstas para acontecer a partir de fevereiro do próximo ano.
A obra de Raquel Margarida, em coautoria com a jornalista Maria Helena Antoniadis, é baseada em fatos reais e retrata, com linguagem simples e ilustrações lúdicas de Leonardo Conceição, a história de Dandara, uma menina negra que sofre bullying na escola e, desmotivada, não quer mais estudar. Incentivada pela mãe, ela volta para a escola e conhece outros alunos que também sofrem preconceito e intimidação, entre eles Cauã, que é paraplégico, e juntos passam a lutar por espaço e representatividade na escola. "A PPG tem políticas ativas de diversidade e inclusão e o livro oferece uma apresentação de temas centrais para a formação da criança, para que elas possam ser, no futuro, agentes que vão promover respeito e tolerância em seus círculos de convivência", diz Raquel Klemz, coordenadora de Comunicação e responsável por Responsabilidade Social na PPG Brasil.
Foto: Divulgação