Logística reversa das embalagens da Tarkett é certificada pelo selo eureciclo
Texto: Redação Revista Anamaco
A logística reversa das embalagens da Tarkett, agora, é certificada pelo selo eureciclo. A ação é comprovada por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.
Criada pela startup New Hope Ecotech em 2016, a solução funciona da seguinte forma: as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos e o selo eureciclo calcula o passivo ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem.
O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando material equivalente ao das embalagens. Assim, as empresas recebem o selo que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem.
De acordo com a empresa, além disso, por meio do conceito de compensação ambiental, o selo garante que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, estabelecendo-se como uma solução para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que estipulou inicialmente uma meta de 22% de logística reversa das embalagens geradas pelas empresas.
Sendo a primeira empresa do segmento de pisos vinílicos a adotar este selo, ao atingir a meta estipulada pela legislação nacional, a Tarkett deverá contribuir para esse desenvolvimento e, junto aos outros players, ajudar nos aumentos progressivos previstos na taxa de reaproveitamento de material no País - 34% em 2023, 40% em 2027, 45% em 2031 -, formalizando e valorizando os agentes dessa cadeia.
Foto: Divulgação