Loja com conceito sustentável
O Grupo Balaroti inaugurou, no último dia 23 de agosto, uma nova loja em Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba (PR). Com quatro mil m² de área, é a 19ª unidade da Rede paranaense.
O novo ponto de venda substitui a antiga loja que a Balaroti possuía no município e lança, na cidade, o conceito de home center, com sistema self service de vendas e mais de 50 mil itens. "Pinhais possui grande potencial econômico, tem localização estratégica e se destaca pela grande concentração de estabelecimentos comerciais e de recursos tecnológicos. Por isso, estamos trazendo o conceito mais moderno de nossas lojas para a região", explica Hélio Ballarotti Junior, presidente da empresa.
O conceito de oferecer soluções para todas as etapas da construção e reforma é amplo no novo empreendimento. Entre os produtos oferecidos estão desde material básico, como areia, brita e cimento, até acabamentos, como cerâmicas, tintas, louças, metais, material elétrico e hidráulico. A loja também tem os serviços de entrega diferenciada, no qual o cliente escolhe dia e horário para receber os produtos, o BalaBaby (espaço de entretenimento para as crianças), Armazém do Café (cafeteria) e estacionamento próprio.
A unidade conta, ainda, com o sistema próprio do Balaroti para informatização de vendas. O departamento de tecnologia da informação criou um programa que integra todo o processo de venda, estoque e comunicação entre as lojas. Esse software, instalado em computadores portáteis operados pelos vendedores, faz com que os clientes economizem até 50% do tempo de permanência na loja.
O projeto da loja investe na sustentabilidade. Na sua construção e funcionamento, várias medidas foram tomadas para economizar luz e água. Um sistema de claraboias permite a utilização da iluminação natural durante o dia. Equipamentos de fotocélula, por outro lado, ajudam a otimizar a utilização da energia elétrica. Deste modo, a economia de gastos com luz chega a 75%.
Visando poupar água, a loja conta com sistema de captação de água da chuva para utilização na limpeza da loja e nos vasos sanitários. Esse processo é realizado por meio de uma cisterna própria, abastecida pelas calhas. Dispõe, ainda, de equipamentos como torneiras automáticas e caixas acopladas. Com isto, a economia de água pode chegar a 65%.
Outros cuidados ambientais realizados são a coleta seletiva de lixo, utilização de papel reciclado em todas as publicações e uso de sacolas oxibiodegradáveis. Esses conceitos fazem parte do projeto de todas as novas lojas do Grupo Balaroti.