Núcleo de Conteúdo by Grau 10 Editora

Loja, como planejá-la

Para ajudar a dar vida ao sonho de quem planeja abrir seu próprio negócio, Edison Borges Lopes, arquiteto, urbanista e sócio-fundador da Argis, empresa que desenvolve projetos para lojas e shoppings, ministrou uma palestra objetiva e muito eficiente no último dia do Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10 Editora.
Batizada de "Loja: como planejá-la do zero: dicas, orientações e cases de implantação de lojas de varejo dentro de conceitos arquitetônicos de melhor sucesso e desempenho", diante de uma plateia atenta, Lopes apresentou um ckeck list sobre os passos que devem ser dados pelo empreendedor desde o momento da escolha do terreno até a implantação do layout da loja. Nesse sentido, dividiu as orientações aos futuros lojistas em três pontos: localização, edificação e layout interno de loja.
Segundo Lopes, em Localização, os aspectos que devem ser considerados são os relativos à documentação; conhecimento dos usos anteriores para saber se o solo não pode ser contaminado; verificação de lei de zoneamento, para ter certeza que o local escolhido pode abrigar uma loja, o tamanho que esse ponto de venda poderá ter e quantas vagas poderão ser construídas "A questão ambiental tem sido bem delicada em algumas cidades. Algumas obras já foram embargadas por não atenderem a regras. Essas informações devem ser checadas junto aos órgãos competentes locais e às Prefeituras", esclareceu.
Além disso, o interessado em abrir um negócio deve conhecer a vizinhança para saber se o local tem alguma restrição com carga e descarga e se não há problema de águas pluviais passando pelo terreno. Outro ponto importante a ser verificado é se as concessionárias de água, esgoto e energia poderão atender à área de interesse e se as dimensões do terreno conferem com as informações que o proprietário do terreno forneceu. Nesse critério, deve, ainda, fazer um mapeamento da localização em função da faixa de renda para ficar ciente do consumo da população local.
Outro quesito a ser considerado é a Edificação. Nesse momento, o candidato a revendedor deve verificar o Código de Obras, que determina a quantidade de vagas e suas dimensões; iluminação e ventilação do empreendimento e devem, necessariamente, atender à norma de acessibilidade, com a instalação de elevadores e sanitários.
A segurança deve ser pensada com a instalação de saídas de emergência, que devem ser liberadas, além da presença ostensiva de extintores, hidrantes e controladores de fumaça. Ainda pensando na segurança, o palestrante sugeriu a instalação de um especialista para constatar se a estrutura do imóvel suporta o peso dos itens que serão expostos e vendidos. 
O acesso aos clientes também deve ser uma preocupação do empreendedor. Segundo ele, o piso deve facilitar o transporte das mercadorias e as vagas, além de permitir que se estacione com facilidade, devem ser confortáveis também para as manobras. "O conforto para os consumidores, engloba, também, um tratamento mais cuidadoso da luminotécnica, já que a iluminação é uma aliada que pode dar destaque ao produto que se quer vender", explicou.
Por fim, Lopes falou sobre o Layout, abordando temas como mix de produtos e exposição. Ele lembrou que na frente da loja devem estar expostos itens que geram compra por impulso. Além disso, a apresentação com itens correlatos colabora com a lembrança dos consumidores. Um equipamento de exposição diferenciado também pode fazer diferença no resultado das vendas. "As gôndolas não podem ser todas iguais e devem permitir, em alguns casos, que os clientes interajam com os produtos", observou, acrescentando que a ambientação da loja deve contar uma história para o cliente, contribuindo para o consumo.

 

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