Lojas Quero-Quero registra alta na receita bruta no primeiro trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Lojas Quero-Quero apresentou no primeiro trimestre receita bruta de R$ 603,2 milhões, o que representa crescimento de 11,7% sobre o ano anterior. Em comparação com o mesmo período de 2019, período pré-pandemia, a alta acumulada neste ano foi de 70,3%.
De acordo com a companhia, em relação ao primeiro trimestre de 2021, a empresa obteve um crescimento de 18,6% na base de lojas, e um incremento de 20,3% na área de vendas. Durante o período, 14 unidades foram inauguradas, totalizando 479 pontos de venda distribuídos nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Neste ano, completamos 55 anos de história. É momento de celebrar as conquistas, mas também de olhar para o que está por vir, com estratégia de crescimento como um de seus pilares a expansão e abertura de novas lojas. Continuamos a expansão iniciada em 2021, no Mato Grosso do Sul e São Paulo, com a inauguração de três lojas nesses Estados, que abrem um grande mercado adicional para a companhia”, conta Peter Furukawa, CEO da Lojas Quero-Quero.
Segundo o executivo, a atividade de negócio de varejo cresceu 6,6% no trimestre (66,0% versus 1T19) e apresentou um desempenho de Vendas Mesmas Lojas (SSS - Same Stores Sales) levemente negativo de 1,5%, frente a uma base de comparação forte (40,5% do 1T21) e desempenho semelhante ao 4T21 onde o SSS foi de 2,0% negativos.
No varejo, o segmento de material de construção continuou apresentando um desempenho melhor que os setores de eletrodomésticos e móveis, resultado da execução dos projetos de transformação de lojas para os modelos Mais Construção e a maturação das lojas abertas nos últimos anos.
Furukawa observa que outra importante frente de crescimento é o projeto Figital (Loja Infinita), cuja implementação para todas as lojas da companhia foi concluída em fevereiro. Esse modelo tem o objetivo de proporcionar aos clientes de cidades pequenas e médias o acesso a produtos que eles só encontrariam em um home center de cidades grandes através de uma plataforma digital.
Com a implementação completa, a Lojas Quero-Quero passa a oferecer um mix de mais de 25 mil SKUs nas lojas, frente a oito mil anteriormente, complementando os segmentos de material de construção, eletro e móveis, com produtos complementares e adicionais, bem como adicionando produtos de decoração e organização.
Furukawa reforça que a companhia continuará investindo na estratégia de levar uma solução completa de casa e construção para as centenas de pequenas e médias cidades do interior do Brasil. “Em março de 2022, a venda de produtos em formato Figital representou, aproximadamente, 17% das vendas, com a expansão dos atendimentos virtuais por parte das lojas e a entrada dos produtos com disponibilidade apenas nos Centros de Distribuição em 2021 e os produtos da Loja Infinita neste ano”, conta.
No trimestre, os investimentos da Lojas Quero-Quero totalizaram R$ 17,8 milhões, incluindo aberturas de lojas, implementação de projetos, investimentos em logística e TI.
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