Lojas Quero-Quero registra crescimento de 25,4% em 2021
Texto: Redação Revista Anamaco
A Lojas Quero-Quero acaba de divulgar o balanço dos negócios da empresa em 2021. De acordo com os dados apurados, a companhia registrou receita bruta de R$ 2.518.400, um crescimento de 25,4% sobre o ano anterior. Em comparação com o mesmo período de 2019, pré-pandemia, o crescimento acumulado foi de 51,3%. Em 2021, o EBITDA totalizou R$ 246,3 milhões, com crescimento de 14,7% ante 2020 e 52,3% ante 2019.
A empresa registrou incremento de vendas nas mesmas lojas (same stores sales) de 15,1% em 2021, crescimento de 35,3% frente a 2019. O crescimento total de vendas no ano foi de 23,8%, que representa 58,4% em relação a 2019, e materializa os resultados alcançados ao longo da pandemia de Covid-19. Dessa forma, ganhou participação de mercado no acumulado do ano.
Peter Furukawa, CEO da Lojas Quero-Quero, aponta que o desempenho registrado no último ano segue a consistência de iniciativas realizadas no decorrer dos últimos cinco anos, com ganhos na expansão, logística e inovação. “Ao longo de 2021, inauguramos 70 lojas, frente às 50 do ano anterior, principalmente nas cidades de até 25 mil habitantes, e iniciamos operação nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de abrir dois Centros de Distribuição (CD). Dessa forma, alcançamos 465 lojas distribuídas em 377 cidades e cinco Estados”, comemora.
Segundo os dados divulgados, ao longo do ano, a companhia investiu R$ 85,1 milhões, tanto diretamente na expansão e melhorias, quanto no suporte às lojas, com a inauguração do CD de Sapiranga (RS) e do terceiro CD da companhia em Corbélia (PR) no segundo trimestre de 2021.
Adicionalmente, dedicou R$ 9,7 milhões para a Loja Infinita, também conhecida como projeto Figital. Alinhada com esta estratégia de inovação tecnológica, a nova experiência de compras que tem o objetivo de proporcionar aos clientes de cidades pequenas e médias o acesso a produtos que apenas encontrariam em um home center de cidades grandes através de uma plataforma digital. O showroom virtual vinculado ao novo site de e-commerce permitiu também a ampliação do mix de produtos para mais de 17 mil novos SKUs.
O executivo destaca que, durante o quatro trimestre do ano passado, a empresa iniciou a primeira onda do projeto, levando o piloto a 63 lojas da Rede e, posteriormente, em uma segunda onda, a mais 136 unidades, finalizando o ano com 199 das 465 dos pontos de venda da Rede no projeto piloto, atualmente vigente em todas as unidades.
Furukava observa que o ganho de mercado é um dos pilares da companhia, o que foi alcançado no crescimento das lojas existentes, quanto na abertura de novas unidades e conquista de novos mercados. “Graças ao empenho e à dedicação dos colaboradores, mantivemos a trajetória de melhoria e crescimento contínuo dos últimos anos. Seguimos investindo para buscar um crescimento sustentável, construir uma empresa cada vez melhor e impactar positivamente a sociedade”, completa o CEO.
O executivo reforça o otimismo da companhia para seguir na constante crescente. “Em 2022, ano que marca 55 anos de história, temos como meta a abertura de 70 a 85 novas lojas, pois acreditamos no potencial de longo prazo dos mercados onde atuamos e da capacidade da nossa estratégia de gerar valor tanto para os nossos acionistas, quanto para todos os colaboradores e clientes da Lojas Quero-Quero”, finaliza.
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