Magiofer completa 40 anos repaginada e com novidades aos clientes - Revista Anamaco

Empresas

Magiofer completa 40 anos repaginada e com novidades aos clientes

Texto: Redação Revista Anamaco

O ditado popular diz que a vida começa aos 40, mas no caso da Magiofer, loja que atua no ramo de material de construção, móveis,  eletrodomésticos e decoração, localizada na cidade de Oriximiná (PA), a vida está se renovando ao completar quatro décadas de atividades.
Com gestão familiar, a empresa tem hoje, à frente dos negócios, Rosineide Leite Giordano, administradora, gestora, responsável pelo departamento financeiro e fazendo parte da segunda geração da companhia; Brunoro Leite Giordano, supervisor Comercial; e Caroline Leite Giordano, responsável pelo departamento jurídico, ambos sócios e membros da terceira geração na loja.
Eles contam que a Magiofer foi a primeira na cidade atuando nesses setores. Rosineide comenta que o Grupo é composto por uma loja e cinco depósitos, sendo cada um deles para um tipo de produto específico. “Já tivemos duas unidades, porém no contexto atual, achamos melhor unificar e utilizar o formato de home center - tudo em um só lugar - e, com isso, reduzir os custos operacionais. Como nosso slogan anuncia, temos “da fundação à decoração”, desde o material bruto da obra até a parte de revestimento e acabamento da obra, inclusive móveis, eletrodomésticos residencial e de escritório, dentre outros equipamentos”, explica.

                                                                         

Localizada em meio à floresta amazônica, a loja foi ampliada. As obras, iniciadas - antes da pandemia - no mês de março, foram concluídas neste mês de dezembro. O ponto de venda, que possuía 920m², dividindo-se em 460m² (ocupação parcial no térreo) com material de construção e 460m² (ocupação parcial no piso superior) com material de móveis, eletro e decoração, desde o dia 11 de dezembro, está atendendo em um espaço mais amplo de 908 m² (ocupação total no térreo) e com 460m² (ocupação parcial no piso superior), totalizando = 1.368m² de loja. Além da área de vendas, o prédio possui 908m² de estoque na lateral da loja, 448m² de estoque (ocupação parcial no piso superior) e 40m² de área administrativa.
Para que a ampliação fosse possível, foram investidos cerca de R$ 1 milhão, entre mão de obra e material. De acordo com Giordano, o aporte permitirá à loja oferecer um novo conceito de atendimento aos clientes com padrão home center. “Somos pioneiros na cidade oferecendo autoatendimento, com os vendedores atuando como consultores, permitindo, assim, mais acessibilidade e liberdade. O cliente anda pela loja com uma cestinha e vai escolhendo”, ressalta o supervisor. 

Espaço de compras e de história

Caroline completa dizendo que, paralelamente, os consumidores passaram a contar com showroom, decoração de ambientes, móveis de conceito com estilo moderno e maior requinte, sendo, segundo ela, algo inédito na cidade.
Outra novidade foi a remodelação do mix - composto por cerca de 15 mil itens -, em que foram incluídos produtos para piscina, jardinagem e bricolagem. “Buscamos sempre novidades e avaliamos a procura do cliente, quando ele não encontra o que quer, providenciamos para que não falte na próxima vez”, garante Rosineide.
Ainda na parte estrutural, a loja ganhou serviços de café bistrô. O objetivo é atrair mais clientes e mantê-los por mais tempo no ponto de venda. Para tanto, a empresa aproveitou um antigo cofre, que era depósito de armas e munição, vendidas na época de Mario e João Giordano, respectivamente avô e pai de Caroline e Giordano, e sogro e marido de Rosineide.
Nesse espaço, há um museu em conjunto com uma adega, chamado de “Museu do Cofre”. “É uma área climatizada e aconchegante no qual o cliente pode contemplar as imagens e vídeos, conhecendo um pouco da história da imigração do primeiro proprietário, Mario Giordano, da Itália para o Brasil, do segundo proprietário, João Giordano, e da empresa Magiofer ao longo desses 40 anos até os dias atuais, enquanto degusta um bom vinho”, explica Rosineide.       

A meta é fazer de 2021 o melhor ano da história da Magiofer em vendas e em lucratividade                                                                         

Fazer um investimento desse porte em um ano atípico demonstra a confiança dos sócios no negócio. Giordano diz que a expectativa da empresa, a partir da reinauguração, é alavancar, ainda mais, as vendas e reforçar o posicionamento no mercado regional - especificamente no segmento de móveis e decoração. “O setor de material de construção, por si só, já tem seu público fiel do dia a dia”, reforça o supervisor.
A exemplo do que foi para vários segmentos econômicos, Caroline classifica 2020 como muito desafiador em que a companhia teve de se reinventar.  Segundo ela, prestes a encerrar o ano, a Magiofer está com grandes chances de superar o volume de vendas do ano de 2017. “Com isso, faremos o melhor ano dos últimos três anos. Em meio a uma pandemia e nossa loja em obras durante quase 10 meses. Um detalhe: 90% da reforma foi interna com a empresa funcionando normalmente, somente fechamos duas tardes, antes de inaugurar”, salienta a executiva.
Giordano lembra que este foi um ano em que não sabe se lamenta pelas perdas de amigos e clientes ou agradece, pois, de acordo com ele, foi o ano que mais se trabalhou na empresa. “Nunca trabalhamos tanto, fora muito intenso e puxado, mas ao mesmo tempo rentável”, pondera.
Os executivos antecipam que a meta é fazer de 2021 o melhor ano da história da Magiofer em vendas e em lucratividade.

Fotos: Divulgação

Magiofer completa 40 anos repaginada e com novidades aos clientes
Compartilhe esse post:

Comentários