Economia

Mais confiantes

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fecomercio, segue em alta em fevereiro, mantendo-se no patamar recorde. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o indicador subiu 19,7%, alcançando 159 pontos. Em relação a janeiro, quando o ICC atingiu 158,7 pontos, a oscilação foi de 0,2%. Vale ressaltar que acima de 100 pontos o indicador é considerado otimista.
O ICC é composto por dois sub-índices: Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede a perspectiva do consumidor em relação ao presente, e o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), que avalia a sua perspectiva quanto ao futuro. Neste mês, o otimismo dos paulistanos acima de 35 anos puxou a elevação do ICEA, chegando a 158,7 pontos em fevereiro ante 152,6 em janeiro, alta de 4%. No segmento de 35 anos ou mais, o ICEA cresceu 5,2%, ao chegar em 158,2 pontos.
Já o IEC, apesar de ter apresentado uma ligeira queda de 2,1%, permanece no patamar de otimismo com 159,3 pontos. Essa variação pode ser considerada como um natural ajuste de confiança. Os dados dos dois sub-índices do ICC apontam que o consumidor elevou sua percepção positiva em relação ao presente e faz ajustes menos otimistas em relação à expectativa futura.
O ICC é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.

Mais confiantes
Compartilhe esse post:

Comentários