Economia

Mais dívidas com cartão de crédito

O número de famílias paulistas endividadas apresentou a terceira queda consecutiva, atingindo o menor nível registrado para o mês de junho em toda a série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).
O levantamento constata que 42,1% estão endividadas e 13,4% possuem contas em atraso. Em relação ao mesmo período de 2009, houve uma retração de 7% no nível de endividamento o que, somente na capital paulista, representa um total de 82 mil famílias que conseguiram quitar suas dívidas.
Para a assessora econômica da Fecomercio, Adelaide Reis, o resultado da pesquisa se deve, principalmente, aos elevados níveis de emprego e massa real de rendimentos, que somados à expansão da oferta de crédito e a dilatação nos prazos de financiamento possibilitaram um melhor controle do orçamento familiar.
A Peic também apontou a redução do nível de inadimplência em comparação ao mês anterior, sendo que, em junho, somente 4,3% das famílias declara não ter condições de quitar total ou parcialmente suas dívidas.
A maior parte das dívidas continuou sendo feita por meio do cartão de crédito, responsável por 67,8% do endividamento dos paulistas. Em seguida, aparecem os carnês (28,3%), o crédito pessoal (16,4%) e cheque especial (5,3%).

Mais dívidas com cartão de crédito
Compartilhe esse post:

Comentários