Mais vendas
O Índice Abramat de julho mostra que o faturamento total deflacionado das vendas internas de material de construção apresentou crescimento de 7,58% em relação a junho.
Com o resultado, nos últimos 12 meses, o indicador registra queda de 4,67% e na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda chega a 12,27%. O resultado acumulado no período de janeiro a julho deste ano apresentou queda de 15,42% em relação ao mesmo período de 2008.
O faturamento total das vendas internas de material de construção de julho superou o atingido em junho, confirmando a tendência de retomada de crescimento do setor que vem sendo observada desde o mês de março.
Apesar da retomada, os resultados acumulados neste ano continuam muito inferiores aos atingidos no mesmo período do ano passado. Em julho, as vendas internas do material básico superaram o atingido pelo material de acabamento na comparação com o mês anterior e no resultado acumulado nos últimos 12 meses. O faturamento deflacionado das vendas internas do material básico apresentou, em julho, um crescimento de 7,97% em relação a junho. No acumulado de 12 meses, houve queda de 3,96%.
No acumulado desde janeiro, houve queda de 18,05% em relação ao mesmo período de 2008. Na comparação com julho do ano passado, a queda é um pouco menor: 14,51%. Em julho, o desempenho das vendas de materiais de acabamento superou o atingido pelo material básico na comparação com o mesmo mês do ano passado e na comparação do resultado acumulado desde o início do ano com o mesmo período de 2008.
O faturamento deflacionado das vendas internas do material de acabamento, em julho, apresentou crescimento de 6,78% em relação ao mês anterior. No resultado acumulado dos últimos 12 meses, houve queda de 6,19%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve desaceleração de 7,29%.
O faturamento acumulado desde janeiro apresentou queda de 9,51% em relação ao mesmo período do ano passado. Para os próximos meses, as expectativas são otimistas, apoiadas na retomada de atividades do setor e nas medidas de incentivo do governo, como a ampliação de prazo da desoneração de IPI do material e o Programa "Minha Casa, Minha Vida".