Mantas asfálticas e fitas adesivas da Vedacit conquistam selo de qualidade
Texto: Redação Revista Anamaco
A Vedacit acaba de conquistar o selo de qualidade do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (IBELQ) com dois produtos certificados: Vedacit Fita Multiuso e Vedacit Manta Asfáltica (tipo A e B). O Instituto atende aos padrões do Programa de Qualidade IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização) de Produtos Impermeabilizantes (PQ-IBI), programa que certifica produtos fabricados pelos associados de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A aprovação é feita por especialistas que atestam o padrão de qualidade das soluções e que a empresa adota boas práticas de produção. “O selo de qualidade do IBELQ demonstra o comprometimento da Vedacit com os clientes e com toda a sociedade. Estamos atentos ao processo produtivo, à seleção dos fornecedores, à matéria-prima utilizada, incluindo o desenvolvimento de novos produtos até as embalagens”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.
Todo o processo de validação bem como o gerenciamento e acompanhamento dos ensaios técnicos e trâmites documentais é efetuado pelo IBELQ e validado pelo Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “O selo é importante para o construtor, que não precisa mais ensaiar produtos fornecidos para a obra, uma vez que o produto está certificado. Basta entrar no site do IBI e conferir”, ressalta Regina Kazimour, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Vedacit.
Para conseguires o selo, as empresas solicitam ao IBI a certificação e, com os trâmites de contratação finalizados, o IBELQ faz uma visita à fábrica verificando todo o processo de produção e de verificação da qualidade.
Após a análise da documentação e do processo, o Instituto retira do estoque duas amostras que são lacradas e enviadas a um laboratório credenciado pelo Inmetro. No local, é feito o ensaio e os testes solicitados pela norma. Com a aprovação, o fabricante recebe a certificação do respectivo produto informando exatamente o seu nome comercial e a planta em que foi produzido esse material.
A certificação é válida por um ano e, a cada seis meses, o processo é refeito, seguindo o mesmo padrão.
Foto: Divulgação