Material de construção puxa as vendas
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio cresceu 0,3% em agosto em relação ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais. Foi a quarta alta mensal consecutiva do movimento varejista, sinalizando que o consumo voltou a se acelerar no terceiro trimestre deste ano.
O resultado positivo foi puxado, sobretudo, pela alta de 1% na atividade do setor de material de construção, seguido pela elevação de 0,6% observada nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática.
Na direção contrária pesou, negativamente, em agosto, o recuo de 1,3% da atividade varejista do setor de veículos, motos e peças, após a forte elevação observada em julho. Na comparação com agosto de 2009, o crescimento do varejo é de 8,5% e, também, influenciado pelo segmento de material de construção, com alta de 16,9%.
Com esse resultado, o varejo de construção passou a liderar a expansão da atividade varejista neste ano acumulando, até agosto, um crescimento de 16,8% frente ao mesmo período do ano passado.