Material de construção recua em 2009
O movimento no comércio varejista nacional cresceu 2,4% em dezembro na relação com o mesmo mês de 2008, já descontadas as influências sazonais. Assim, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o ano de 2009 encerrou com uma expansão de 5,8% do varejo doméstico, o menor desempenho anual acumulado desde 2004.
Vale sempre lembrar que a atividade varejista, em decorrência dos efeitos da crise internacional, foi extremamente prejudicada, especialmente nos primeiros meses do ano passado. Assim, o bom desempenho verificado ao longo do segundo semestre de 2009 não foi suficiente para proporcionar um bom desempenho do varejo.
O destaque do varejo no último ano foi o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática que, tendo em vista os estímulos fiscais, a melhoria gradativa da confiança dos consumidores e a retomada firme do crédito, registrou crescimento de 12,8% em 2009. Empatados no segundo lugar tivemos os setores de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e o de veículos, motos e peças, ambos com crescimento de 7,9% no ano passado.
Apenas dois segmentos registraram movimentação negativa: combustíveis e lubrificantes (-2,0%) e material de construção (-13,7%). Apesar da queda no ano, o setor de material de construção registrou, em dezembro, expansão de 2,9%.