Meber promove encontro com funcionário do Google e fortalece cultura de inovação
Texto: Redação Revista Anamaco
Incorporando a cultura de inovação a suas práticas diárias, a Meber proporcionou uma oportunidade de troca de informações e experiências a seus colaboradores ao promover um bate-papo com Tomás Czamanski Nora, funcionário da Google. O encontro ocorreu, no auditório da empresa, para integrantes do Comitê de Inovação, gestores Meber e lideranças empresariais conectadas ao tema.
Engenheiro elétrico formado em 2008 pela Universidade de Caxias do Sul e, atualmente, morando no Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, ele compartilhou algumas de suas vivências profissionais em uma das mais relevantes empresas mundiais da área de tecnologia. Nora começou trabalhando na Google Brasil em 2012 e, em 2018, chegou ao Vale do Silício. Desde então, é gerente de Projetos e Programas e coordenador de logística do Street View - Vale do Silício e Zurich (Suíca).
Na sua avaliação, para que a inovação ocorra em uma empresa, é papel dos gestores ouvirem as opiniões de todas as pessoas, sem distinção. “A inovação é um processo que depende de inclusão e do respeito às diferentes formas de ser, pensar e agir. Inovação é ter a capacidade de incluir pessoas no processo, sem olhar se são homens ou mulheres, brancos ou negros, diretores ou operários. É preciso ouvir o que eles têm a dizer, as sugestões que têm para dar, por mais absurda que possa parecer”, reforçou.
Outra recomendação feita por Nora é de que as companhias evitem concentrar o desenvolvimento de inovação em um único departamento específico. “É muito provável que esse setor não vá interagir com todos os outros da organização e nem vá ouvir o que os colegas têm para dizer. O processo tem que se dar de forma natural, no dia a dia. É importante incentivar que os times de inovação tenham segurança para que sejam alcançados os resultados esperados”, aconselhou.
Marcio Chiaramonte, diretor de Inovação e Tecnologia da Meber, frisa que, ao promover esse tipo de encontro, a empresa contribui para incentivar a promoção da cultura da inovação no polo empresarial de Bento Gonçalves (RS). “São informações que precisamos compartilhar com o maior número possível de pessoas, porque, assim, aprendemos como fazer, seguindo exemplos destas grandes empresas. É preciso disseminar as novidades que estão surgindo na área da inovação”, afirmou.
Foto: Silvestre Santos - Exata Comunicação/Divulgação