Melhora o humor do paulistano, aponta Fecomercio
O humor do paulistano apresentou uma ligeira alta em abril, e a confiança do consumidor atingiu 149 pontos, crescimento de 0,8% em relação a março. Já na comparação com o mesmo período de 2007, a elevação foi de 16,2% (128,3 pontos). Os dados são do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). O indicador varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar, e é composto por dois indicadores: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). De acordo com a entidade, o crescimento do ICC se deve, principalmente, pela melhora da percepção do consumidor em relação a sua situação atual. Este é o melhor resultado já apresentado na série histórica do índice, que foi impulsionado pelo bom momento da economia, pelas melhorias efetivas no mercado de trabalho e a expansão da renda, que reflete diretamente no poder de aquisitivo. No mês analisado, o ICEA - que registra como o entrevistado percebe a sua situação atual - apresentou alta de 2,2% (157,5 pontos). Já a percepção em relação ao futuro, contemplada pelo IEC teve baixa de 0,3% em relação a março, atingindo 143,4 pontos em contraponto a 143, 7 pontos do mês anterior. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.
Compartilhe esse post: