Economia

Melhores negociações

O varejo brasileiro registrou saldos positivos nos últimos meses - vendas aumentaram e índice de cheques honrados voltaram aos mesmos patamares do 1º semestre de 2008 - e, cada vez mais, o varejo aposta em parcelamentos para estimular os negócios.
Dentre as opções de crédito disponíveis no mercado, o cheque pré-datado tem sido o preferido pelos lojistas e consumidores na hora das compras. "Existem inúmeros motivos para isso, mas o importante é que o pré-datado é o meio que mais permite a negociação direta entre o cliente e o varejista: eles definem juntos as condições de pagamento favoráveis para ambos", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.
De acordo com a última pesquisa "Índice de Cheques Pré-Datados TeleCheque", do total de cheques emitidos em julho no Brasil, 79,6% foram pré-datados. Assim, essa modalidade mantém o mesmo patamar desde o 1º semestre de 2008, em média de 80% do total dos cheques emitidos, consolidando sua importância no mercado nacional. "Nossos dados apontam um equilíbrio no uso do pré-datado, pois ele foi o meio mais usado durante e, especialmente, depois da crise. Neste último caso, como a crise forçou os consumidores a ajustar seus orçamentos e a se controlar, o comerciante aumentou a confiança em oferecer vendas parceladas com o pré-datado. Ele prefere receber o cheque, pois assim fideliza o cliente e garante as vendas", acrescenta Praxedes.

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