Melhores práticas socioambientais
A Alcoa acaba de ser reconhecida, mais uma vez, pelas boas práticas socioambientais, com o prêmio Benchmarking Ambiental 2009, do Instituto Mais, de pesquisa e capacitação socioambiental.
O reconhecimento foi concedido à companhia pela elaboração do "Guia de Sustentabilidade para Projetos Hidrelétricos no Brasil", uma iniciativa inédita no País que demonstra os objetivos específicos e de gestão para a sustentabilidade nos empreendimentos de energia. "Esse reconhecimento externo demonstra o nosso compromisso constante com as práticas de sustentabilidade nas usinas hidrelétricas onde temos participação. Trata-se de uma conquista que aprova o modelo de gestão e quesitos de sustentabilidade propostos para os empreendimentos de energia", explica Juliano Natal, consultor de Segurança e Meio Ambiente da Alcoa.
Foram premiados 30 casos de gestão socioambiental brasileira neste ano, avaliados por uma comissão técnica com 16 especialistas de seis diferentes países.
Para integrar o Ranking Benchmarking, é necessário passar pelo crivo de uma comissão técnica multidisciplinar, formada por especialistas de vários países que pontuam os casos sem ter acesso ao nome da empresa. Instituições e gestores apresentam suas práticas nas várias vertentes da gestão socioambiental, comprovando evidências do compromisso da empresa com os princípios da sustentabilidade, assegurando desta forma real convergência entre discurso e prática.