Menos contas atrasadas e dívidas
Os principais indicadores da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomercio mostram, em agosto, as famílias paulistanas estão menos endividadas.
Segundo o levantamento, houve queda, também, na proporção de famílias com contas em atraso e inadimplentes em São Paulo em relação a julho. O percentual de famílias com algum tipo de dívida voluntária baixou para 50% em agosto, depois de alcançar 52% em julho, a maior proporção do ano e dos últimos 12 meses.
Com essa retração de dois pontos percentuais, o município de São Paulo passa a contar, em números absolutos, um total de 1,8 milhão de famílias endividadas. Com discreta redução de um ponto percentual, a proporção de famílias com contas em atraso baixou de 15% em julho para 14% em agosto.
Em relação a agosto do ano passado, a queda é de cinco pontos porcentuais. Um total de 501 mil famílias paulistanas possuem contas em atraso este mês, frente a 531 mil famílias no mês anterior. Dos tipos de dívida mais comuns, o cartão de crédito lidera o ranking com 69% das dívidas assumidas em agosto.
Entre as demais modalidades de financiamento, as mais utilizadas pelos consumidores paulistanos são os carnês (24%), o crédito pessoal (9%), o cheque especial (9%) e o financiamento de veículos (8%).