Menos procura em algumas regiões
Dados do Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito mostram que a quantidade de pessoas que buscou crédito recuou 1,6% em setembro na comparação com agosto. Na comparação com setembro do ano passado, no entanto, houve crescimento de 10,4%, enquanto no acumulado de janeiro a setembro, o índice acumula queda de 3,6% perante o mesmo período de 2013.
Na avaliação dos economistas da entidade, o recuo em setembro reflete a sazonalidade mais fraca de agosto que, por conta da data comemorativa do Dia dos Pais, tende a ser mais intensa a busca por crédito.
Já a alta significativa de 10,4% frente a setembro do ano passado, pode ser explicada pela reação positiva do consumidor frente às medidas de estímulo ao crédito anunciadas pelo governo ao final de agosto.
Em setembro, as maiores quedas na demanda do consumidor por crédito ocorreram nas regiões mais desenvolvidas do País: 2,6% na Região Sul e de 2,2% no Sudeste. No Nordeste o recuo foi de 0,5% e no Centro-Oeste, 0,2%. Apenas houve avanço na Região Norte, que registrou alta de 1%.