Mercado e Construção 5.0
Texto: Redação Revista Anamaco
Depois da noite animada, o Econ Nordeste Ceará 2024 começou a sexta-feira com a Caminhada Saudável à beira mar. Em seguida, foi a vez de inaugurar o ciclo de palestras. Com o tema “Mercado 5.0” - Mauro Romero, sócio-diretor da Buhamra & Romero Soluções Estratégicas, falou sobre a postura que as lojas devem ter para além de atrair os clientes, fidelizá-los.
Ele lembrou que as mudanças no mercado estão acontecendo muito rapidamente, que as empresas devem ter o foco do cliente e listou ações que devem dar a tônica dos negócios de qualquer segmento, inclusive o da construção.
Primeiro, segundo ele, a loja deve despertar o desejo no consumidor. Romero frisou que as pessoas têm mais desejo do que necessidade. Dessa forma, a loja deve entender o que o cliente deseja. “Se o lojista não sentar e conversar com o consumidor, ele deixa de entender coisas como esse consumidor compra, porque compra”, ensina.
Entendendo isso, é preciso oferecer a experiência de compra que o cliente está buscando. Na sua opinião, o futuro dos negócios é mudar a maneira como as empresas criam as experiências.
“Se a pessoa quer comprar, ela tem a opção da internet e dos aplicativos, mas quando ele entra em contato com a loja, ele se mostra carente de uma experiência”, frisa.
Outro ponto destacado por Romero mostra que as pessoas buscam, também, por conexão e querem atenção. E atenção significa mostrar respeito, perceber seus sinais, olhar nos olhos do cliente, cumprimentar com sinceridade e perguntar se ele ficou satisfeito. “O lojista tem que fazer que o cliente sinta que é importante”, enfatizou.
O palestrante lembrou que os consumidores têm aversão à antipatia e ao desânimo. Dessa forma, ações como força de vontade, energia, coragem, interesse em contribuir, disposição de ajudar em situações difíceis são pontos a favor das empresas.
Mexer com a autoestima também é uma forma de fidelizar os clientes porque as pessoas gostam de se sentir bem.
Por fim, o valor percebido. Segundo Romero, de nada adianta conhecer o cliente, pesquisar, estudar e criar uma experiência fascinante se o consumidor achar o produto caro e achar que não vale o que está pagando. “É preciso transformar a relação com os clientes, tornando-a mais próxima e mais humana”, finalizou
Inovações e Tecnologias para o Mercado 5.0
Em seguida, foi a vez de Elói de Assis, diretor Executivo da TOTVS, falar sobre “Inovações e Tecnologias para o Mercado 5.0” que salientou que estamos vivendo um novo cenário da relação das empresas com seus clientes. De um momento onde o cliente precisava das empresas, agora essas relações se inverteram. Com a participação de vários negócios e concorrentes, os clientes escolhem onde vão realizar seu consumo. “O mercado 5.0 exige que as empresas sejam ágeis, eficientes, sustentáveis e tenham escala, o que só é possível aplicando tecnologia como parte integral dos negócios”, frisou.
Ele apresentou três exemplos distintos de como os consumidores estão emponderados e têm formas distintas de chegar ao mesmo objetivo. “O consumidor é híbrido. Está meio tempo comprando na loja e meio tempo no celular. Está olhando no instagram e falando com o vendedor na loja”, disse.
Assim lembrou que o mercado 5.0 é voltado para o cliente, salientou que o consumidor está evoluindo e que a loja tem de evoluir junto. Como bom exemplo de evolução que o varejo vem implementando, mostrou o quiosque de devolução da Amazon, nos Estados Unidos, onde o cliente pode fazer a devolução do produto por meio de um totem sem precisar falar com ninguém. “A Blockbuster já fazia isso há 30 anos com as fitas de vídeo cassete. Era só colocá-las numa gaveta na hora de devolver. Boas ideias existiram e existem. Não é preciso, necessariamente, gastar ‘os tubos’ em tecnologia para atender aos clientes. O desafio é oferecer conveniência aos clientes”, pontuou.
Segundo ele, as experiências imersivas estão fazendo cada vez mais parte do varejo. Como exemplo, citou um aplicativo de realidade aumentada da Leroy Merlin, que permite que o cliente simule como ficará, por exemplo, um móvel à venda na loja na sua casa. “A tecnologia é o vetor de toda essa transformação”, frisou.
O palestrante destacou, ainda, os benefícios macro da tecnologia no mercado 5.0. Inovação, sustentabilidade, valor à marca das empresas, otimização de processos, redução de custos e humanização.
Talk Construção 5.0
Encerrando o primeiro dia de conteúdo, foi realizado o Talk “Construção 5.0”. Mediado por Átila Lira, o bate-papo contou com a presença de André Montenegro, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Daniela Cabral, CEO da Acal; Rafael Bandeira, sócio da Sobre Arquitetura; e Vinícius Milhomem, diretor de Marketing da Saint-Gobain.
Em sua apresentação “Cenário da Construção”, Montenegro falou sobre os investimentos que devem ser feitos no Nordeste nos próximos anos e chamou a atenção para os gargalos que precisam ser resolvidos, como a falta de mão de obra na construção civil.
Daniela, por sua vez, com o tema “Os pilares da longevidade”, contou a história de 70 anos da empresa com o passo a passo, ações e posicionamento que permitiram à Rede de lojas chegar aos dias atuais em um País em que 51,5% das companhias encerram suas atividades antes de completar três anos.
Bandeira apresentou a Sobre Arquitetura, falou sobre “Tendências e Oportunidades” no segmento da arquitetura e de que forma renova os ambientes por meio de produtos diferenciados e iluminação técnica.
Por fim, Milhomem apresentou duas iniciativas do Grupo Saint-Gobain, que visam valorizar os pedreiros e os profissionais da Construção Civil: o reality show Pedreiro Top Brasil, da Quartzolit, e o Mestre do Drywall Placo.
Os participantes tiveram a tarde livre para o lazer, para realizar negócios e estreitar relacionamentos. À noite puderam se divertir com um Show de Humor com Bené Barbosa, o "Papudim" e com uma apresentação musical de Juliet e Banda.
Fotos: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora