Meta ambiciosa - Revista Anamaco

Perfil de Líderes

Meta ambiciosa

Com o planejamento seguido de forma diligente, a Tigre segue a passos largos para atingir o objetivo proposto até 2026

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Eletrodutos Flexíveis de PVC - Máster*
Registros Plásticos de Esfera - Grandes Clientes
Tubos e Conexões de CPVC para Água Quente - Máster*
Tubos e Conexões de PVC para Água Fria - Máster*
Tubos e Conexões de PVC para  Esgoto - Pulverização e Grandes Clientes

*Máster: empresa foi a primeira colocada na categoria Pulverização e Grandes Clientes

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

A Tigre assumiu, em 2021, a meta de ser a líder das Américas em sistemas de condução de água em cinco anos. Para atingir o objetivo, desde então, segue trabalhando e investindo. Vinícius Miranda de Castro, diretor de Desenvolvimento de Negócios com os Clientes da empresa, diz que, apesar de ter sentido, no primeiro semestre, o mercado mais lento em termos de demanda em alguns dos segmentos em que atua, a empresa está conseguindo manter a rentabilidade das operações em linha com as expectativas para o ano.
Dessa forma, os investimentos continuam e novidades chegaram ao mercado. Uma delas é o ClicPEX, que promete a instalação de tubulações até duas vezes mais rápida. Castro explica que todo o mix da marca é de responsabilidade da equipe de inovação, que conta com cerca de 100 profissionais dedicados ao desenvolvimento de novos produtos. “Reconhecemos que nossas maiores oportunidades continuam a residir no mercado predial, abrangendo construtoras e varejistas, que compõem a parcela mais substancial dos nossos negócios. Buscamos investir, continuamente, para seguir sendo a melhor escolha para o segmento do varejo de material de construção. Outra meta é acompanhar o crescimento contínuo do setor de infraestrutura no País”, comenta.
Para ajudar o revendedor e para que o cliente entenda as funcionalidades de cada produto, há um plano que engloba iniciativas tanto para o mercado empresarial (B2B) quanto para o consumidor final (B2C), que inclui mídias digitais, cooperação com os clientes em campanhas de marketing, material de ponto de venda, incentivos para pontos extras na loja, material técnico e de suporte à venda. 
Em outra ação, a equipe de vendas e de promotores da Tigre é, regularmente, treinada em relação ao mix, permitindo-lhes fornecer esclarecimentos sobre os produtos da marca. “Fortalecemos esses benefícios por meio de uma comunicação clara e direta no material de merchandising que disponibilizamos no ponto de venda, tornando a experiência de compra mais fácil tanto para o profissional, que exerce um papel fundamental na decisão de compra, quanto para o consumidor final. Essas estratégias e planos são personalizados e desenvolvidos de acordo com as características  específicas de cada produto”, frisa.  
Dando passos para conquistar seu objetivo, a Tigre, de olho na expansão de sua presença no mercado internacional, com foco nos Estados Unidos, comprou a Dura Plastic, com unidades na Califórnia e no Tennessee, medida que a colocou como o player número cinco em conexões no país. 


 RITMO MANTIDO  Apesar do começo de ano morno, a empresa está conseguindo manter a
rentabilidade das operações em linha com as expectativas

No ano passado, mais de R$ 200 milhões em recursos foram destinados ao aumento de capacidade, que se reflete num incremento de produção entre 5% e 10%. “Esses investimentos são os de maior destaque e incluem ainda os aportes nas plantas dos Estados Unidos. Se contabilizarmos outros recursos importantes em inovação e comunicação, chegamos nos R$ 300 milhões”, conta o executivo. 
O diretor salienta que, em 2022, o planejamento da companhia foi seguido de forma diligente e, com isso, permitiu resultados importantes.  Ele frisa que ainda há pontos a avançar, mas analisa que a Tigre obteve êxito, tanto nas questões financeiras, como no desenvolvimento tecnológico, avanços internos como marca empregadora e um olhar cada vez mais afinado com as necessidades dos profissionais e do mercado.
Dessa forma, a Tigre registrou um ano de crescimento e pôde ver o reflexo das operações nas frentes em que atua, como construção civil, saneamento e agronegócios, por meio de projetos de irrigação.
O executivo conta que, no final do ano passado, a receita líquida registrou um crescimento de 4%, totalizando R$ 5,9 bilhões, enquanto o lucro líquido avançou para R$ 612 milhões, representando um aumento de 8% em relação a 2021. Além disso, a margem bruta por tonelada subiu 13%, atingindo R$ 7.500, enquanto a expansão do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) alcançou crescimento de 6%, chegando a R$ 1,51 bilhão. “Nossas metas, no geral, tiveram êxito e buscamos, para os próximos anos, seguir nestes patamares de crescimento, expansão e maior entendimento das necessidades de todos os públicos com os quais trabalhamos”, explica.
O executivo lembra que, nos últimos dois anos, a Tigre experimentou um notável crescimento. O progresso, segundo ele, foi impulsionado por fatores significativos, como a crescente demanda por soluções residenciais, a implementação do Marco Legal de Saneamento no Brasil e o contínuo desenvolvimento do setor de agronegócio.

 

VINÍCIUS MIRANDA DE CASTRO Buscamos, nos próximos anos, seguir nos patamares de crescimento de 2022 e maior entendimento das necessidades de todos os públicos com os quais trabalhamos 

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