Metas ousadas
A Lorenzetti acaba de anunciar a aquisição da fábrica de louças Sanitex Sanitários Togni Ltda, localizada na cidade de Poços de Caldas (MG). Com mais de 90 anos de mercado, a negociação é um marco na trajetória da Lorenzetti, que entra no segmento de louças sanitárias com um objetivo de se estabelecer entre os três principais fabricantes da categoria.
A medida consolida a estratégia da companhia de acelerar o seu crescimento com a entrada em novos negócios no segmento da construção civil, apoiada na força da marca e na sua capacidade de distribuição. “Estamos presentes em mais de 70 mil pontos de venda no Brasil, atendendo de forma direta e por meio de distribuidores. O mercado de louças sanitárias ainda é bastante concentrado. Acreditamos que o consumidor será favorecido com a oferta de produtos de qualidade, design e com a confiança da marca Lorenzetti”, ressalta Eduardo Coli, CEO da empresa.
Fundada em 1999, a Sanitex possui 22.500 m2 de área construída em 185 mil m2 de terreno, o que possibilitará futuras expansões. A fábrica, estrategicamente situada na região central do País, está próxima aos maiores mercados consumidores e, de acordo com a empresa, possui modernos equipamentos para a produção de bacias sanitárias, caixas acopladas, lavatórios, cubas, colunas, tanques e mictórios de qualidade e em conformidade com as normas técnicas ABNT e de redução de consumo de água. Todos os profissionais da empresa serão mantidos pela Lorenzetti. “Tínhamos a intenção de construir uma fábrica de louças sanitárias desde a base em um projeto greenfield. Com a compra da Sanitex, conseguimos avançar substancialmente no prazo necessário para termos, em breve, novas linhas de produtos para nossos clientes”, afirma Coli.
A Sanitex possui capacidade instalada para a produção de 1.200.000 peças/ano, mas operava até então com sua produção reduzida. Com a compra da empresa, a Lorenzetti abrevia em mais de dois anos o início de sua participação no mercado brasileiro de louças sanitárias. A companhia planeja renovar a linha de produtos e atingir a capacidade total de produção de 100.000 peças/mês, com possibilidade de expansão para 2.400.000 peças/ano a partir de investimentos, o que aumentaria ainda a oferta de empregos na região. Além disso, as louças sanitárias irão complementar principalmente o portfólio de metais sanitários da marca, favorecendo o acesso ao canal construtora.
A entrada no novo mercado faz parte da estratégia de crescimento de curto prazo adotada pela Lorenzetti nos últimos anos. Em 2010, a companhia passou a fabricar produtos em plástico de engenharia, por meio do lançamento da marca Fortti. Dois anos mais tarde, a aposta foi no setor de iluminação, com as lâmpadas fluorescentes compactas. Em 2013, a empresa ampliou seu mix de produtos com uma linha de lâmpadas LED. Nesse ano, a Lorenzetti complementou o portfólio de lâmpadas com modelos fluorescentes de alta potência para uso industrial e comercial.
Na contramão do mercado, a Lorenzetti estima incremento de cerca de 12% ante R$ 1,05 bilhão em faturamento de 2014, mesmo em um ano desafiador. “As aquisições não param por aqui. Após uma performance favorável de crescimento orgânico até agora, a Lorenzetti busca novas oportunidades para crescer em escala”, conclui Coli.