Mix relevante
Trabalho junto a lojistas e profissionais de obra coloca em evidência a importância dos produtos de proteção e gera crescimento para a empresa, que investe em melhorias
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Proteções para Pisos - Máster* |
*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
Com metas direcionadas para o crescimento de faturamento no ano passado, a Salvabras apostou na adoção de medidas estratégicas e fundamentais para o atendimento às demandas dos consumidores, com destaque para a introdução ou aumento de positivação de mix e o apoio ao cliente para aumento de reposição.
O caminho se mostrou acertado. De acordo com o sócio-diretor da empresa, Paulo Salles, os resultados cresceram em ritmo acelerado, com maior foco em apoio ao lojista e treinamento profissional. “Com uma base ativa de seis mil pontos de venda atendidos, queremos melhor qualidade de atendimento. Agora, o jogo é qualitativo, lojistas abastecidos, treinados com um mix completo”, ressalta o executivo.
Para tanto, diversas ações de trade foram colocadas em prática. Entre elas, a disponibilidade de promotores em lojas das principais capitais, com foco em sell-out, atenção a treinamento e campanhas com balconistas, a ações com consumidor final, principalmente os profissionais da construção.
Salles conta, ainda, que a empresa atua em muitas frentes, mas o principal objetivo é a regionalização com instalação de novos Centros de Distribuição e fábricas, para melhorar o tempo de entrega e a qualidade de serviços ao cliente. “Fechamos o ano de 2024 com três novas unidades. Um CD na Bahia, desde o início 2024, outro em Carapicuíba (SP) inaugurado em outubro, e o terceiro, em Santa Catarina, garantindo disponibilidade de produtos e menor tempo de atendimento.”, afirma.
Outra frente que recebeu atenção da empresa foi a revisão e a consolidação dos processos, que tem ocorrido com o auxílio de uma consultoria especializada, com vistas à continuidade de crescimento. “Isso nos permite ter uma política comercial mais firme, garantindo aos nossos clientes competitividade e rentabilidade, evitando conflito entre diferentes canais”, explica Salles, que destaca, ainda, o lançamento da Linha Pro, com ferramentas e proteção para o profissional e otimização do seu tempo de trabalho.
EXPANSÃO Empresa inaugurou três Centros de Distribuição em 2024
O incremento no mix de produtos e das ações diretas junto aos clientes foi uma forma de mostrar ao mercado e aos profissionais do setor da construção que a empresa oferece um leque de opções para um isolamento completo, nicho que vem se tornando indispensável nas lojas e nas obras, com valor agregado, garantindo rentabilidade ao lojista e ao profissional da construção. “Com isso, continuamos crescendo e aumentando o ticket médio de compra do nosso cliente”, observa o executivo.
A proximidade com o cliente é estratégica na Salvabras e ocorre por meio de ações colaboradas entre frente de vendas, time de trade e o próprio lojista, criando um funil entre o sell-in e o sell-out. “Coletamos dados e transformamos em informações que trazem apontamento ao lojista, ajudam a melhorar sua visão de performance de vendas e aumentar seu parâmetro. Capacitamos os times de chão de loja para melhor abordar o lead e criamos colaborações que construímos junto com outras indústrias parceiras, dos segmentos de pisos, tintas, acessórios para pintura, entre outros, levando educação e experiência aos profissionais da construção”, conta.
O bom andamento dos projetos e dos negócios é fruto de um trabalho que vem se intensificando, paulatinamente, na Salvabras. “O ano de 2023 foi de consolidação, tanto com o varejo, como com os profissionais do setor da construção. Nossa presença no ponto de venda foi muito efetiva e determinante, ampliando nossa oportunidade de introdução de mix, que vai além do Salva Piso, nosso produto carro-chefe e já consagrado”, comemora Salles.
Essa visão leva a perspectivas otimistas para 2025. Na avaliação do sócio-diretor da empresa, a Salvabras cresce independentemente do mercado, referindo-se ao Produto Interno Bruto (PIB), o que demonstra os rumos certos. “Estamos surfando uma onda que criamos e, em este ano, com o plano de regionalização, expansão de fábricas e CD’s, estaremos ainda mais próximos dos nossos clientes”, finaliza.
PAULO SALLES Estamos surfando uma onda que criamos e, este ano, com o plano de regionalização e expansões, estaremos ainda mais próximos dos clientes