Consumidor desconfiado

Momento preocupa

27/04/2016

De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em abril, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 87,7 pontos, queda de 1,8% em comparação a março, quando registrou 89,3 pontos. Já na comparação anual, o recuo foi de 13,7%. A pesquisa é realizada mensalmente pela e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).  
O resultado foi influenciado, principalmente, pela piora da avaliação dos consumidores em relação ao momento atual. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), um dos subíndices que compõem o indicador, caiu 3%, de 53,5 em março para 51,9 pontos em abril, o menor patamar desde maio de 1999. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC),  registrou queda de 1,5%,, de 113,2 pontos em março para 111,5 pontos em abril.
O indicador até ensaiou uma recuperação na virada do ano, que não parecia sustentável, conforme alertaram os economistas da entidade, já que a economia seguia em trajetória de deterioração, com juros altos, inflação elevada e aumento do desemprego. Em abril, por conta, sobretudo, da piora do mercado de trabalho, o indicador registrou a sua segunda queda mensal consecutiva, voltando assim ao patamar de dezembro. 

 

Momento preocupa
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