Monitor do PIB aponta retração de 1,0% na economia no primeiro trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
O Monitor do PIB-FGV aponta, na análise da série dessazonalizada, retração de 1,0%, na atividade econômica no primeiro trimestre, na comparação com o quarto trimestre de 2019. Na análise mensal, a retração da atividade em março foi de 5,3%, em relação a fevereiro. Na comparação interanual, a economia cresceu 0,3% no 1º trimestre e caiu 0,9% em março. “A retração da economia, no primeiro trimestre do ano, expõe os enormes desafios que serão enfrentados no âmbito econômico no decorrer de 2020. As medidas de isolamento social só vigoraram por cerca de 1/6 desse trimestre (quinze dias de março) e já foram suficientes para que a economia apresentasse essa significativa queda”, observa Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.
A desaceleração de janeiro a março interrompe o ritmo de crescimento observado no período desde o primeiro trimestre de 2017 ao quarto trimestre de 2019 com taxa de crescimento média de 0,4% ao trimestre.
Essa mudança na trajetória econômica é explicada pelo desempenho da economia em março deste ano, em que a queda de 5,3% é a maior registrada nesta comparação desde o início da série histórica iniciada em 2000.
Foto: Adobe Stock