Responsabilidade social

Montana Química contribui para restauração de prédio histórico em Campinas

Texto: Redação Revista Anamaco

A Montana Química contribuiu na restauração do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Sousas, distrito de Campinas (SP). O trabalho faz parte da edição 2018 da Mostra+Sustentável, que escolheu a instituição para receber revitalização em 40 ambientes que, após a conclusão da Mostra, serão utilizados normalmente pelos profissionais e usuários, além de receber eventos. Inaugurado em 1924, os leitos de internação foram desativados há dois anos. A exposição acontece até sete de outubro.
Responsável pela restauração do lobby da instituição, a designer de interiores Stéfane Favoretti comenta que a Montana orientou em como proceder com a restauração do teto, além de disponibilizar uma profissional técnica para acompanhar as atividades e fornecer os produtos necessários. "Foi emocionante dar vida a um patrimônio histórico. O teto do lobby abrigava uma colônia de cupins, então, seguindo as orientações da Montana Química, aplicamos um controle de pragas urbanas. Foram sete latas de removedor para retirar as camadas de tinta, até chegar na madeira, mais vinte dias de dedetização para controle e eliminação total dos cupins. Após esse período, fizemos a selagem com o verniz e, depois, reconstruímos os locais mais afetados com massa de madeira", observa a profissional.
Stéfane ressalta que o número de entulho foi zero, já que se trata de uma exposição com foco em sustentabilidade. “Conseguimos devolver à sociedade um prédio restaurado e autossuficiente, pronto para ser utilizado pela população", comemora.
O trabalho transformou a recepção do instituto em um lobby de arte, com quadros de ex-usuários do serviço. Toda a recuperação do edifício, tombado pelo patrimônio histórico da cidade, seguiu diretrizes internacionais de sustentabilidade do selo LEED. Desse modo, recuperar o material original da construção também foi uma opção acertada. "A madeira reaproveitada ou certificada é uma opção mais sustentável em relação ao cimento”, explica Jackson Vidal, pesquisador da Montana Química.

Foto: Stéfane Favoretti/Divulgação

Montana Química contribui para restauração de prédio histórico em Campinas
Compartilhe esse post:

Comentários