Movimento no comércio avança 9,9% em maio, revela Boa Vista
Texto: Redação Revista Anamaco
O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 9,9% em maio, em relação a abril, na avaliação dessazonalizada. Os dados, apurados pela Boa Vista, mostram, ainda, que no acumulado em 12 meses o indicador apresenta queda de 3% e no ano recuou 9% sobre o mesmo período de 2019. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio acumula retração de 18,4%.
Após registrar queda acentuada em abril, o resultado de maio recupera pequena parcela dessa perda, interrompe uma sequência de três recuos seguidos e reflete a reação do varejo, no último mês, com as medidas de estímulo aos empresários e consumidores no combate à crise causada pela pandemia de coronavírus.
A expectativa da entidade é que o movimento do comércio siga bastante fragilizado ao longo de 2020. De acordo com a Boa Vista, apesar do aumento mensal, melhores resultados dependerão da flexibilização das medidas de isolamento e do desempenho dos principais setores da atividade.
O Indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista.
Foto: Adobe Stock