Movimento Tudo de Cor marca presença na 11ª Virada Sustentável de São Paulo
Texto: Redação Revista Anamaco
Maior festival nacional de sustentabilidade, a Virada Sustentável na capital paulista seguiu, em 2021, o modelo híbrido da edição passada, possibilitando a participação do público de todo o País em suas atividades, que aconteceram entre os dias 02 e 22 de setembro. Neste ano, #MinhaMensagem foi o tema norteador de toda a programação do evento, com temáticas importantes sobre este momento de construção coletiva para o futuro pós-pandemia. O Movimento Tudo de Cor, da Tintas Coral, participou apoiando a pintura de sete grandes murais em Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade.
Os CEUs participaram da iniciativa em ação realizada em parceria com o Instagrafite, curador e produtor do evento, e a Tintas Coral, em que sete grandes empenas foram grafitadas por sete duplas de artistas, formadas por um talento do próprio território da unidade e um convidado. Totalizando 4.882 m² de área grafitada, essas obras são interligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Elaine Poço, diretora de P&D e Sustentabilidade da AkzoNobel para América do Sul, reforça que sustentabilidade é parte intrínseca do negócio da empresa e revela que a companhia tem metas ambiciosas associadas aos Objetivos da ONU, com ações concretas para promover mudanças positivas no mundo, criando e fortalecendo uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade. “Ficamos honrados em poder fazer parte de um evento tão fundamental como a Virada Sustentável, estando em sintonia com a temática que permeia a pintura desses murais”, afirma.
Por meio do Movimento Tudo de Cor, da Coral, foram utilizados 1,6 mil litros de tinta base água nas artes, nas mais variadas tonalidades, como Amarelo Canário, Verde Limão, Azul Sereno, Verde Primavera, Vermelho Cardinal e Laranja Maracatu.
Entre os artistas e coletivos envolvidos nas intervenções artísticas estão Lanó, Artista Host no CEU Campo Limpo, tratando sobre diversidade, que convida AVAF (Assume vivid astro focus) para pintar a empena. Outro destaque é a arte feita pela Karina Toledo no CEU Vila Rubi, abordando as mudanças climáticas, em parceria com o seu artista convidado, Denilson Baniwa.
Os CEUs que ficarão mais coloridos e abrigarão as temáticas sustentáveis são o Caminho do Mar, São Mateus, Campo Limpo, Vila Rubi, Parque Bristol, Parelheiros e Tiquatira.
Foto: Alexandre Urch/ Divulgação