MP fiscaliza o peso das cargas de areia e agregados e aplica multas
Texto: Redação Revista Anamaco
O transporte de areia e agregados, neste primeiro momento - mas nada impede que se estenda a outros itens - está sendo acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Público em todo o País. O MP está confrontando as notas fiscais emitidas com a placa dos caminhões, sejam eles de transportadora terceirizada ou da própria revenda, e verificando se o peso transportado está dentro das especificações de carga para os trechos percorridos em todo o País. A medida visa evitar acidentes nas rodovias, desgaste desnecessário das mesmas e evitar que vidas sejam colocadas em risco por conta do transporte de carga acima do permitido.
Deve-se lembrar que as multas em caso de infração são altas (nossa reportagem apura o valor das mesmas junto aos órgãos competentes). Por este motivo, a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) divulgou um alerta para seus associados, instruindo que lojistas de todo Brasil confiram o peso de suas cargas e obedeçam rigorosamente o que determina a lei, sob pena de multa não só no trajeto do produto, mas também posteriormente, através da documentação em poder do MP.
Os portos de todo Brasil, que é por onde uma boa parte desta carga é distribuída para os caminhões, também será multado caso permita o carregamento acima do permitido em lei.