Muitos motivos para comemorar - Revista Anamaco

Exclusivo

Muitos motivos para comemorar  

Plataforma de capacitação registra resultados acima do esperado no primeiro ano de atividades e se prepara para mais conquistas 

O Parceiro da Construção completa, em agosto, um ano de operações como empresa independente. Os resultados são surpreendentes para um modelo de negócios especialmente criado para levar conhecimento aos profissionais da construção. Com uma base de mais de 220 mil profissionais cadastrados ao longo deste ano, foram realizados mais de 60 mil treinamentos. Foram mais de 600 mil aulas assistidas e mais de 45 mil certificados emitidos ampliando oportunidades de trabalho e renda para mais de 30 mil pessoas.
Bastante entusiasmado com os resultados obtidos, o CEO do Parceiro da Construção, Roberto Hentzy, lembra os desafios de lançar uma companhia nova, a montagem da equipe, definição de processos, o ciclo evolutivo da plataforma, bem como as parcerias com profissionais e indústrias líderes no setor da construção civil. “Foi uma agenda super intensa e temos conseguido superar todos os desafios”, afirma.
Uma das chaves para o sucesso do negócio foi o apoio das indústria do setor, que, ao longo do ano, aderiu à iniciativa, tornando-se 14 empresas associadas, superando a meta inicial de somar dez empresas ao projeto. “As indústrias conseguiram ver o Parceiro da Construção como plataforma que as aproxima dos profissionais, que abre todo um caminho para o diálogo e para interação. Os profissionais estão mais conscientes da necessidade de se capacitarem e prestarem melhor serviço para o consumidor. Foi um ciclo virtuoso que conseguimos montar”, comemora Hentzy.
Os desafios foram diversos, a começar pela própria plataforma, que foi concebida, de forma rápida, para permitir que profissionais tenham um nível de experiência muito bom com os cursos gratuitos e para que indústrias possam gerenciar seus programas de capacitação e o engajamento de sua base de profissionais.
Hentzy destaca a grande evolução da plataforma nesse ano, que é aperfeiçoada continuamente. “Outro desafio foi conhecer a impressão dos profissionais e a necessidade das indústrias. Em uma empreitada como essa, não podemos fazer valer as nossas opiniões, por isso, ouvimos os profissionais e as empresas, fizemos muitos testes e observamos as relações de causa e efeito. Nosso time tem uma dinâmica de aprendizado, de escuta ativa a favor da evolução desse ecossistema”, avalia. 
Em parceria com as empresas, foi formado um núcleo de Customer Success e estabelecida uma dinâmica de checagem da execução das ações, do engajamento gerado pelos cursos e das oportunidades de melhoria e correção de rota. São realizadas reuniões regulares entre o Parceiro da Construção e as indústrias participantes para avaliação das ações e projeções futuras.

 

Na avaliação do CEO, há um consenso entre as empresas sobre a necessidade de melhorar a qualificação dos profissionais da construção, por isso a adesão destas empresas parceiras ao projeto foi rápida e ativa no direcionamento das melhores práticas.
A evolução do modelo pode ser observada, também, no perfil dos profissionais que se inscrevem na plataforma. Inicialmente, o foco eram aplicadores e instaladores, pedreiros, etc., que hoje representam mais de 50% dos usuários e dividem espaço, agora, com engenheiros, projetistas, profissionais de varejo, estudantes e consumidores finais. “Estamos estreitando relações com outros profissionais e temos a Telhanorte como a primeira parceria varejista, o que reflete um direcionamento estratégico no sentido de enriquecer esse ecossistema também com outras personas”, ressalta o CEO.
A novidade reflete a busca pela diversidade de pessoas e empresas, que permitirá aumentar a relevância do projeto. Isto porque cada empresa que ingressa no Parceiro da Construção passa a estabelecer um diálogo com determinado tipo de profissional, incorporando conteúdos na plataforma, possibilitando o aprofundamento em novos temas e abrindo oportunidades para diferentes profissionais, a exemplo do que ocorre com os varejistas.
Na avaliação de Hentzy, uma loja de material de construção estará mais propensa em estabelecer uma interação quanto mais rica for a diversidade de conteúdo. Atualmente, a plataforma engloba 24 marcas distribuídas em mais de 40 categorias. “Temos uma grande preocupação com curadoria, com qualidade, com os profissionais que ministram os cursos e com a linguagem adotada”, observa.
Os projetos visam ao maior crescimento do projeto. Para 2024, a expectativa é de duplicar a quantidade de aulas realizadas e de certificações em relação à estimativa definida para 2023 e atingir 100 mil pessoas certificadas. Ainda que pareça ousada, a meta deverá ser alcançada não apenas por meio das indústrias participantes, mas com a entrada de mais parceiros.
Hentzy avisa, no entanto, que novos produtos e soluções deverão chegar ao Parceiro da Construção a partir do próximo ano, de forma a complementar a oferta de valor da capacitação. Neste primeiro ano de vida da plataforma, o executivo celebra os resultados e agradece aos acionistas, às empresas parceiras e à Revista Anamaco e parabeniza os profissionais que se engajam na capacitação junto à plataforma do parceirodaconstrucao.com.br.

CLIQUE AQUI e acesse os mais de 30 cursos disponíveis na plataforma   

Foto: Adobe Stock

Muitos motivos para comemorar  
Compartilhe esse post:

Comentários