Mulheres em destaque
Texto: Redação Revista Anamaco
"Mulheres S.A: empreendedorismo, liderança e resultados em novos tempos" foi o tema da videoconferência realizada ontem pela organização da Feicon Batimat. O evento contou com a participação de Luciana Carmo, fundadora do Fórum Mulheres; Shirleine Diniz, gerente de Expansão e Implantação de Franquias da Pinta Mundi Tintas; Silvana Mello, autora do Livro: ˜Mulher, Empoderamento e Legado; e Mayra Nardy, diretora da Feicon Batimat, que mediou o debate virtual.
O objetivo da live foi mostrar como a presença das mulheres tem ganhado cada vez mais força em setores majoritariamente masculinos, como a construção civil e também sobre empoderamento e importância da presença feminina no mercado de trabalho.
No início, Mayra lembrou que uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que 90% da população mundial tem algum tipo de preconceito contra mulheres, mas que elas ganham cada vez mais força em vários setores. Logo em seguida, Luciana comentou que há dez anos participa de missões internacionais visitando lojas de material de construção e que é cada vez maior a presença de mulheres empreendedoras e ocupando cargos de liderança.
Silvana concordou, destacando que há mais de 30 anos atua como coaching de executivos, tanto homens quanto mulheres, e afirmou que são muitas as oportunidades, embora ainda haja um longo caminho a ser percorrido pela igualdade.
Shirleine, que há quase 20 anos atua na área de expansão de uma franqueadora de tintas, esclareceu que os resultados demonstram que as mulheres desempenham um bom papel nesta área. Segundo ela, metade das unidades são administradas por mulheres, com excelente desempenho.
Apesar da forte presença feminina em setores como o de material de construção, as debatedoras disseram que muita coisa ainda precisa mudar. Para a fundadora do Fórum Mulheres, o atual momento faz refletir sobre como serão as relações futuras, lembrando que as pessoas serão cada vez mais colaborativas e valorizarão o que de fato for importante. Para Luciana, tudo será visto com um olhar mais humano e com foco em decisões que tragam soluções, independentemente do gênero. Silvana acrescentou que de fato a diversidade é fundamental e quem quiser crescer sozinho, não irá muito longe.
Na visão de Shirleine, a mulher tem muitas habilidades, como a facilidade de se comunicar, encantar e se reinventar, o que será indispensável no futuro. Ainda falando sobre o futuro, Luciana acrescentou que, hoje, o essencial é o novo luxo, referindo-se à mudança na forma de lidar com o lar, com as pessoas, comprar , etc. Silvana acrescentou que a mulher precisa conhecer seus talentos e apostar neles para sobressair, como foco e determinação.
Fotos: Reprodução da Internet