Na crise, a solidariedade do setor
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Distrito Federal (Acomac-DF) e o Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Sindmac-DF) estão realizando uma campanha, que visa recolher doações de material de limpeza e higiene em geral, que serão doados para hospitais, UPAs, Centros Penitenciários, entre outros.
A boa ideia, de acordo com Mateus Carvalho, presidente da Acomac-DF e integrante da Rede Obralar, nasceu durante reunião entre os membros das diretorias das duas entidades para tratar dos ajustes que devem ser feitos nas empresas associadas, como regras trabalhistas e flexibilização do trabalho em tempos de crise causada pelo coronavírus (Covid-19). “Na ocasião, surgiu a proposta de colocarmos nossas lojas como pontos de distribuição para receber doações. Foi uma ideia em conjunto, que foi anexada à documentação que enviamos ao governo, com a solicitação de enquadramento do varejo de material de construção como atividade principal e que deve ser mantido com as portas abertas durante o período de restrição de funcionamento do comércio”, explica o executivo.
A campanha iniciada hoje (20 de março), segundo ele, inicialmente, não tem previsão de término e vai durar até que haja circulação de pessoas na rua com segurança e enquanto as lojas puderem estar abertas e recebendo esse tipo de material.
O presidente da Acomac-DF comenta que as ações serão repassadas ao governo do Distrito Federal e a distribuição será feita conforme demanda do próprio governo, que deverá definir os melhores locais para a entrega dos produtos arrecadados, que são as instituições mais críticas e que demandam do material com mais urgência. “Queremos entregar o mais rápido possível. A Acomac-DF e o Sindimac-DF estão efetuando uma compra conjunta de alguns materiais para fazer uma doação mais robusta e fazer as doações iniciais até, no máximo, a próxima terça-feira”, explica.
Carvalho garante que a base de associados está empenhada e todos estão trabalhando em prol dessa campanha. “Tivemos uma adesão maciça dos lojistas”, destaca.
Fotos: Divulgação