Natal influencia no otimismo
A aproximação do Natal está deixando os empresários do comércio paulistano mais confiantes. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que, em setembro, registrou alta de 2,8% ao passar de 113,4 pontos em agosto para 116,6 pontos. O ICEC é medido em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 pontos.
Em setembro, segundo mês consecutivo de alta no índice, todos os itens que compõem o indicador apresentaram crescimento. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) registrou alta de 7% na comparação com agosto.
Apesar do aumento, o índice permaneceu na área de pessimismo, com 88 pontos. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) apontou alta de 1,5% no mesmo período, atingindo 153,3 pontos, enquanto o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) apresentou elevação de 1,4%, passando de 107 para 108,6 pontos.
Analisando os itens que compõem o ICAEC, 55,85% dos empresários estão otimistas quanto ao momento atual da própria empresa; 38,1% acreditam que as condições da economia estão melhores e 42,96% avaliam que o cenário atual também é favorável para o setor em que atuam. O IEEC aponta que 86,79% dos empresários acreditam que o setor vá crescer nos próximos meses.
A expectativa para a economia brasileira também é positiva, com 82,95% dos entrevistados acreditando em melhora. Além disso, 90,28% deles afirmam que a própria empresa irá crescer nos próximos meses. Reforçando essa percepção, 77,95% pretendem aumentar o quadro de funcionários e 56,98% pretendem ampliar o nível de investimentos da companhia.