Negócios aquecidos
Dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostram que, em abril, o varejo de material de construção registrou crescimento de 4,3% em relação a março. Já na relação entre abril de 2010 sobre abril do ano passado, o resultado foi ainda melhor, com elevação de 7% nas vendas. De janeiro a abril, o aumento chega a 8% e, no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 4,5%.
A entidade divulgou, hoje, um balanço dos desdobramentos da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no varejo do setor. A medida vale até o final de 2010. Segundo o estudo, as vendas dos produtos beneficiados com a redução do imposto cresceram 20% nos últimos 12 meses.
Os itens representam 25% do mix das lojas do setor. Entre os produtos desonerados, o cimento foi o que mais teve procura, com crescimento de 25% no volume de vendas nos últimos 12 meses. Em segundo lugar, estão as tintas, com aumento de 23%, seguidas por revestimentos cerâmicos (19%), argamassas (15%) e metais sanitários (12%).