Negócios aquecidos - Revista Anamaco

Termômetro JS+ Anamaco

Negócios aquecidos

Texto: Redação Revista Anamaco

Termômetro JS+ Anamaco, indicador do varejo da construção, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Anamaco em conjunto com a vertical de inteligência da Juntos Somos Mais, indica uma percepção de crescimento geral nas vendas, em abril, com aumento de 46%. Em março, esse percentual foi de 37%.
Esse sentimento de crescimento predominou em quase todas as regiões brasileiras, exceto no Norte, onde 50% dos entrevistados mantiveram a estabilidade. Outros 10% dos varejistas registraram queda e em 40% as vendas se elevaram.
Nesse cenário, o Nordeste destacou-se positivamente. Entre os lojistas nordestinos, 50% afirmaram que as vendas cresceram, 12% disseram que caíram e 38% registraram estabilidade. O Sul, por outro lado, foi a Região com o maior grupo de lojas apresentando queda nas vendas: 21%. Para 43% dos comerciantes locais, as vendas cresceram e para 37% houve estabilidade.
No Sudeste, os resultados foram: 46% cresceram, 40% ficaram estáveis e 14% tiveram retração nas vendas. Enquanto no Centro-Oeste, as vendas caíram para 15%, ficaram estáveis para 37% e cresceram para 48%.
Em abril, 71% dos lojistas mostraram otimismo em relação aos próximos três meses, enquanto 6% têm expectativa de queda nas vendas. A pesquisa mostra, ainda, que lojas de todos os perfis estavam confiantes em relação aos três meses à frente. No varejo de material básico, 73% esperavam crescimento; material elétrico (58%); material hidráulico (70%); revestimentos cerâmicos (73%) e material para pintura (77%).
O varejo também estava esperançoso com as ações do governo nos próximos três meses:  52% mostraram otimismo, 34% se disseram indiferentes e 14% pessimistas.

Foto: Adobe Stock

Negócios aquecidos
Compartilhe esse post:

Comentários