Negócios e incentivos
Novos produtos, participação em eventos, apoio aos clientes e patrocínio à cultura e ao esporte estão entre as ações que mantêm a marca entre as líderes do setor
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Duchas, Chuveiros e Torneiras Elétricas - Máster* |
*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Claudio Gatti/Divulgação
O cenário macroeconômico que afeta o consumo dos brasileiros não tem facilitado a vida das indústrias que atuam no País, mas as dificuldades não foi empecilho para a Lorenzetti atingir os objetivos propostos para 2024. As projeções eram de evolução no faturamento, acompanhada pelo aprimoramento nos níveis de performance em geral da empresa, perspectivas estas que darão continuidade aos resultados alcançados em 2023, quando a companhia completou 100 anos de fundação.
De acordo com o CEO da Lorenzetti, Eduardo Coli, em 2023, a empresa apresentou um crescimento significativo em relação ao período anterior. “Esse resultado reflete a geração de valor para a empresa, consolidando o desempenho positivo durante o exercício. Foi um ano especial pelo centenário da companhia. Realizamos lançamentos em boa parte das categorias em que atuamos, promovemos uma extensa agenda de ações e novidades à altura desse importante marco, com propagandas em TV, spots em rádios, merchandising, ações em pontos de venda, entre tantas outras iniciativas, e ainda tivemos forte participação em projetos sociais, culturais, esportivos, educacionais e ambientais”, destaca.
No ano passado, as estratégias para registrar mais um período de bom desempenho envolveram diferentes áreas. Paralelamente aos investimentos no parque fabril para a ampliação da capacidade produtiva, um dos pontos fortes entre as ações de marketing foi a participação da empresa na Revestir, a principal feira de acabamentos e revestimentos do setor, onde foram apresentados ao mercado vários lançamentos, dentro das diversas categorias de produtos nas quais a empresa atua.
Coli ainda destaca o apoio destinado a eventos esportivos e culturais, medidas que ajudam a reforçar o compromisso da empresa em manter a marca ativa em diversas frentes e fortalecer a conexão com diferentes públicos. “Essas iniciativas continuam a posicionar a Lorenzetti como referência no mercado”, afirma.
VÁRIAS FRENTES As atenções voltam-se aos investimentos em parque fabril, marketing e
capacitação de vendedorese balconistas do varejo do setor
Somadas, as ações permitiram manter os negócios em linha com o planejado para 2024. “Posso afirmar que mais importante do que crescer em vendas ou faturamento é o nosso foco para o desempenho financeiro e de geração de valor para a companhia, cujos índices têm sido positivos ao longo dos últimos anos”, observa o CEO da Lorenzetti.
A marca, que tem forte presença no varejo de material de construção, realiza diversas ações nas lojas, voltadas ao melhor giro dos produtos e ao atendimento de qualidade ao consumidor final. Para tanto, a companhia conta com equipe de treinamento que atua em todo o território nacional, capacitando o cliente intermediário (vendedores e balconistas) com palestras presenciais e conteúdo digital, que abrangem aspectos técnicos e de abordagem de vendas.
Outro caminho desenvolvido para contribuir para a realização de vendas mais qualificadas é a disponibilidade de uma plataforma on-line, com atualizações semanais que apresentam informações e novidades sobre todas as categorias de produto. A ferramenta de educação corporativa pode ser utilizada pelos clientes, com acesso a cursos completos, compostos por informações técnicas sobre os produtos, instalação e manutenção e dicas de como vender com mais eficiência. As equipes de vendas e balconistas das lojas contam, ainda, com campanhas de incentivo, com o objetivo de estimular os profissionais a atingirem as metas.
Com base no bom andamento dos negócios e do planejamento estratégico, as perspectivas da Lorenzetti para os próximos anos são de continuidade do crescimento. “Seguimos trabalhando para consolidar a ampliação produtiva de fábricas, manter a pulverização dos produtos e continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento, um pilar que, seguramente, é um dos principais diferenciais da empresa ao longo de sua trajetória”, explica Coli.
Segundo o executivo, para os próximos anos, a meta é continuar liderando o mercado com excelência e inovação. “Estamos comprometidos em acompanhar os movimentos do mercado, investir em tecnologia e continuar a fortalecer nossa posição como líderes em nosso setor”, garante.
EDUARDO COLI Estamos comprometidos em acompanhar os movimentos do mercado, investir em tecnologia e continuar a fortalecer nossa posição como líderes em nosso setor