Negócios e oportunidades
27/10/2015
Tradicional evento do calendário do setor de material de construção, a Feira e Congresso da Construção Civil (Intercon) deste ano foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro no Pavilhão da Exposições Expoville, em Joinville (SC).
A 11ª edição da feira reuniu 80 expositores, que apresentaram ao público da região - revendedores e consumidores em geral - produtos de segmentos como: acessórios, metais, móveis, automação, iluminação, portas e revestimentos cerâmicos.
Para muitos fornecedores, a Intercon representa a possibilidade de reencontrar clientes, prospectar novos compradores e, consequentemente, gerar negócios. É o caso da Fabribam, fabricante de gabinetes para banheiros, que há oito anos participa da exposição. O assessor Comercial da empresa, Edenilson Peixer, explica que muitos clientes visitam o estande da companhia - que tem sede em Santa Catarina - e geralmente surgem novas oportunidades. “Estamos expandindo a atuação em nível nacional e buscamos outros mercados. A feira é importante também para fazer contatos e gerar novos negócios”, opina.
A Killing, que participou pela primeira vez da exposição, apresentou em seu estande itens da linha imobiliária, como tintas acrílicas, esmaltes base água e base solvente, vernizes, texturas e complementos. Segundo o representante Comercial da empresa, Ronaldo Cerezani, “a presença da Killing na Intercon faz parte da estratégia de divulgação da marca na região, e visa fortalecer o nome e os produtos junto ao público”.
De acordo com a Messe Brasil, organizadora do evento, a expectativa é de geração de negócios da ordem de R$ 154 milhões nos próximos 12 meses (incluindo a rodada de negócios que ocorreu durante a Intercon). Cerca de 11.600 pessoas foram ver as novidades fornecidas pelos fabricantes e participar dos eventos paralelos, como as palestras integrantes do Congresso de Inovação Tecnológica - Cintec 2015 Construção Civil, Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Centro Universitário UniSociesc.
Apesar do cenário econômico instável, o discurso do cerimonial de abertura foi otimista. Luiz Felipe Lepeltier, diretor da Messe Brasil, parabenizou as empresas expositoras. “Temos que falar de oportunidades. Os participantes da 11ª edição estão aqui porque acreditam nos potenciais de seus negócios”.
Já o presidente da Acomac Joinville, Ovídio Vaselevski, disse que “em época de crise, temos que acreditar”. Vanderlei Buffon, presidente do SindusCon Joinville, destacou a importância da Intercon para troca de experiências e, para o prefeito em exercício de Joinville, Rodrigo Fachini, “o momento é de construirmos juntos”. Em seu discurso, ele frisou a importância do setor de construção civil para a geração de empregos e destacou a força de reação que o segmento apresenta. A edição de 2015 contou com o apoio da Acomac Joinville, SindusCon Joinville, Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário e Centro Universitário UniSociesc.
A cobertura completa da Intercon poderá ser conferida na edição 267 da Revista Anamaco impressa.