Novo planejamento
ICASA |
3º LUGAR E MENÇÃO HONROSA - PULVERIZAÇÃO E GRANDES CLIENTES |
Texto: Redação Revista Anamaco
Foto: Divulgação
O forte impacto da pandemia sobre o planejamento estratégico da Icasa e que levou à adoção de um plano para gerenciamento de uma crise sem precedentes não foi impedimento para os bons resultados da empresa no ano passado.
Tomados os devidos cuidados com a saúde e a segurança dos colaboradores e parceiros, com a mobilização de ações inéditas até então, e retomadas as atividades comerciais após o mês de junho, a empresa superou as dificuldades de produção e logística de entrega de diversos materiais e fechou o ano de 2020 com faturamento de R$ 221 milhões, 20% superior a 2019.
De acordo com a diretora presidente da Icasa, Kátia Maria Teixeira, vários fatores combinados permitiram reverter a situação inicial, como a consistente retomada da economia a partir do segundo semestre do ano e o bom relacionamento com clientes e fornecedores para superar as dificuldades impostas pelo desabastecimento.
A persistente pandemia, que ainda gera incertezas quanto à normalização das condições sanitárias e econômicas, representa um desafio ao planejamento da companhia, mas o primeiro semestre de 2021 segue positivo. “O mercado continuou demandado, a cadeia de suprimentos ainda ficou deficitária e os cuidados no combate à propagação do vírus Sars-CoV-2 foram mantidos. Todavia, o cenário mais recente já mostra um caminho em direção a uma condição de equilíbrio que não era visualizada em 2020”, afirma Kátia.
A executiva destaca que as expectativas para o ano são igualmente boas, uma vez que a pandemia também trouxe oportunidades para o maior fortalecimento do relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros, sócios e a sociedade como um todo, proporcionando um cenário para maior união e confidencialidade entre todos.
Os investimentos também se mantêm. “Estamos promovendo melhorias processuais para permitir o lançamento de mais linhas de produtos e está em andamento um projeto para o aumento de 15% da capacidade de produção”, conta Kátia.
Paralelamente, são realizadas ações junto aos clientes, como, por exemplo, a melhoria de expositores, as ações promocionais no ponto de venda, o desenvolvimento de produtos com características solicitadas pelos clientes, o esforço para redução do prazo de entrega, as melhorias na composição das cargas e embalagens, entre outras iniciativas.
O bom relacionamento com revendedores garante à empresa destaque entre os fabricantes do setor. “A pesquisa do Prêmio Anamaco contribui para a adoção de ações estratégicas e para a busca do reconhecimento da Icasa junto ao mercado e os resultados contribuem para a orientação estratégica da companhia em sua atuação junto ao mercado”, avalia Kátia.
Para este ano, segundo a executiva, as perspectivas são de crescimento de 30% sobre 2020.
CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021
KÁTIA MARIA TEIXEIRA
O cenário mais recente já mostra um caminho em direção a uma condição de equilíbrio que não era visualizada em 2020