Número de brasileiros com dívidas atrasadas aumenta e bate novo recorde
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com a Serasa Experian, em novo recorde histórico, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 63,2 milhões em abril, o que significa que 40,4% da população adulta do País está com dívidas atrasadas e negativadas. Na comparação com o mesmo mês de 2018 (61,2 milhões), são dois milhões a mais de pessoas inadimplentes, ou seja, uma alta de 3,2%. Na relação abril sobre março de 2019, o crescimento foi de 0,4%.
O segmento de Bancos e Cartões é o que tem o maior número de dívidas vencidas e não pagas, por isso, o aumento da representatividade de janeiro a abril é o que mais preocupa. Este crescimento demonstra a dificuldade em honrar um tipo de pagamento que costuma ser prioridade das famílias. Isso é um sinal de que as pessoas já tomaram crédito para quitar outras dívidas e chegaram ao ponto de não conseguirem pagar nem este empréstimo.
A elevação da inadimplência do consumidor em abril, em relação ao mesmo mês de 2018, foi puxada pelas dívidas não honradas com o segmento de Utilities (água, energia elétrica e gás). Telefonia aparece em segundo lugar. Já Varejo e Serviços apresentaram queda na comparação interanual, uma sinalização de que a oferta de crédito nestes segmentos pode estar encolhendo.
O Sul é a única região em que o percentual de inadimplência abaixo da média nacional (40,4%): Paraná (35,1%), Rio Grande do Sul (34,6%) e Santa Catarina (33,1%), este com o menor número em todo o País. Treze dos 27 Estados brasileiros estão acima da média nacional, sendo as regiões Norte e Sudeste as mais afetadas.
Foto: Adobe Stock