Número de brasileiros endividados alcança recorde em abril, apura CNC - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Número de brasileiros endividados alcança recorde em abril, apura CNC

Texto: Redação Revista Anamaco 

O número de famílias endividadas no País alcançou o recorde histórico em abril, igualando o nível de agosto do ano passado. Isso é o que revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O levantamento mostra que o percentual de brasileiros com dívidas chegou a 67,5% no mês, altas de 0,2 ponto percentual em relação a março de 2021 (a quinta seguida) e de 0,9 ponto percentual em relação a abril de 2020.
Por outro lado, o estudo indica que, pelo oitavo mês consecutivo, o percentual entre as famílias que têm dívidas em atraso caiu, alcançando 24,2% em abril, 1,1 ponto percentual abaixo do apurado no mesmo período de 2020. Nesse cenário, a parcela dos brasileiros que declararam que não terão condições de pagar contas ou dívidas e que permanecerão inadimplentes também caiu ligeiramente, na passagem mensal, para 10,4%, mas teve alta de 0,5 ponto percentual em relação a abril do ano passado.
José Roberto Tadros, presidente da CNC, lembra que o aumento no endividamento era esperado, uma vez que o índice vinha crescendo nos últimos meses, diante dos impactos da pandemia na renda dos consumidores. Na sua avaliação, apesar da nova complementação emergencial do governo e de haver uma melhora na geração de vagas no mercado de trabalho formal, a regularização de dívidas costuma demandar mais tempo. “Mesmo com as dificuldades, a população média tem conseguido manter um nível de consumo, graças ao mercado de trabalho, mas tem usado mais o crédito. E é isso o que impulsiona o nosso setor, que por sua vez ajuda a economia a andar. Porém, apenas com a imunização coletiva poderemos acelerar essa equação e permitir que as famílias descomprometam seu orçamento da forma como está hoje”, alerta Tadros.
Em abril, as famílias ampliaram as dívidas feitas por meio do cartão de crédito. A modalidade de pagamento atingiu o recorde histórico de 80,9% do total de famílias. Cheque especial e crédito consignado também se destacaram entre as modalidades mais procuradas na passagem mensal, assim como os financiamentos de casa e carro.

Foto: Adobe Stock

 

Número de brasileiros endividados alcança recorde em abril, apura CNC
Compartilhe esse post:

Comentários