Número de brasileiros endividados aumenta e bate novo recorde em julho - Revista Anamaco

Endividamento e inadimplência

Número de brasileiros endividados aumenta e bate novo recorde em julho

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de brasileiros com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestação de carro e de casa cresceu 0,3 ponto percentual em julho com relação a junho, renovando o maior patamar da série,  iniciada em janeiro de 2010. No comparativo anual, o índice apresentou aumento de 3,3 pontos percentuais. 
José Roberto Tadros, presidente da entidade, destaca que indicadores recentes têm demonstrado sinais de alguma recuperação da economia a partir de maio e junho, mas ainda permanecem incertezas sobre a retomada, e que a proporção de consumidores endividados no País é elevada. “É importante a ampliação do acesso ao crédito a custos mais baixos e o alongamento dos prazos de pagamento das dívidas para mitigar o risco do crédito no sistema financeiro”, observa.
Segundo o estudo, o número de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou de 25,4% em junho para 26,3% em julho, atingindo a maior proporção desde setembro de 2017. Na comparação com julho do ano passado, houve crescimento de 2,4 pontos percentuais.
Também houve crescimento do percentual de brasileiros que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, vão permanecer inadimplentes (de 11,6% em junho para 12% em julho – a maior proporção desde novembro de 2012). 
Com relação aos tipos de dívida, o cartão de crédito segue como o mais apontado pelas famílias como a principal modalidade de endividamento (76,2%), seguido por carnês (17,6%) e financiamento de veículos (11,3%).

Foto: Adobe Stock

Número de brasileiros endividados aumenta e bate novo recorde em julho
Compartilhe esse post:

Comentários