O básico bem feito
Com um trabalho forte de desenvolvimento de produtos, Avant expande seu mix e mantém atuação próxima ao varejo
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Lâmpadas de LED - Pulverização e Grandes Clientes |
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
A deflação sofrida no segmento de iluminação fez do primeiro semestre do ano passado um período difícil para os negócios da Avant. Wesley Pazini, diretor Comercial da empresa, conta que, para driblar a adversidade, a receita foi intensificar a atividade comercial para vender, em 2024, 30% mais em quantidade e, pelo menos, empatar com a performance de 2023. “No segundo semestre, encontramos o equilíbrio e estamos nos preparando para voltar a avançar em 2025”, explica o executivo.
Apesar dos desafios impostos na primeira metade do ano passado, a companhia continuou investindo em diversas frentes. Entre as ações realizadas, estiveram o lançamento de produtos - a Avant mais que duplicou seu portfólio - e o aumento e qualificação da força de vendas. Atualmente, as atenções estão voltadas a novas verticais de produtos fora da iluminação com foco nos canais atuais de venda, na expansão da carteira de clientes e da equipe de vendas. “A expectativa é estar com tudo pronto para início de 2025”, explica o executivo.
Pazini destaca que a Avant tem investido muito em pesquisas de produtos dentro do canal de vendas, buscando oportunidades para atender melhor aos clientes. O resultado desse trabalho para este ano, segundo ele, virá com o investimento no lançamento de mais de 1.500 SKUs.
O diretor lembra que, nos últimos três anos, a empresa saiu de um portfólio de 500 SKUs para mais de 2.000 em 2024 e que tem projetado esse nível de avanço por, pelo menos, mais três anos.
Para tanto, mantém uma equipe composta por mais de 30 pessoas, que estão alocadas nas áreas de Marketing, Comercial, Qualidade e Produto, tanto no Brasil quanto no exterior. “Nosso desenvolvimento de produtos é interno e gostamos de fazer 100% ‘in house’. Somos uma empresa brasileira, no entanto, nossos produtos são 100% importados e produzimos em diversas fábricas pelo mundo”, esclarece.
INOVAÇÃO CONSTANTE Empresa tem investido em pesquisas de produtos
dentro do canal de vendas, buscando oportunidades para atender melhor aos clientes
Fazer o básico bem feito é o foco da Avant nas lojas. Segundo Pazini, a crença é de que esse é um diferencial da empresa que, atualmente, realiza alguns trabalhos no varejo, como a Transformação de Ponto de Venda, em que a companhia atualiza, de forma disruptiva, os espaços para o segmento de iluminação; Programa 360 de fidelidade, que oferece alguns benefícios aos parceiros, inclusive cash back; e desenvolvimento do setor de iluminação com portfólio mais completo, melhorando o posicionamento no segmento como um todo.
O diretor antecipa que, baseado nos ajustes e aprimoramentos que a Avant realizou em 2024, a empresa espera estar preparada, este ano, para um amplo crescimento, tanto quantitativo quanto qualitativo, por meio, sobretudo, das novas verticais de produtos e de novos canais de venda.
A Avant colhe os resultados do que vem sendo plantado nos últimos anos. Um deles é o posicionamento entre as líderes no segmento de material de construção na pesquisa que dá origem ao Prêmio Anamaco.
O executivo atribui o fato de a companhia ser apontada como uma das melhores do setor ao foco no atendimento ao cliente de forma sustentável, com as melhores práticas de administração e construindo a melhor equipe do setor, mantendo a simplicidade de buscar o óbvio bem feito gerando, assim, uma característica de inquietude e com a meta de melhorar a cada dia, sempre à procura de soluções. “A pesquisa é uma importante ferramenta que reforça nosso posicionamento de mercado e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Ela valida nossos esforços e nos permite ajustar continuamente as estratégias para atender melhor aos clientes e parceiros”, pontua.
A Avant é uma empresa brasileira de destaque no setor de iluminação, presente em todo o Brasil e que integra o Grupo WDF, um conglomerado de companhias inovadoras, que operam em sinergia para promover uma expansão contínua e sustentável.
WESLEY PAZINI Com os ajustes e aprimoramentos que a Avant realizou em 2024, a empresa espera estar preparada, este ano,
para um amplo crescimento