O consumidor do futuro
Texto: Redação Revista Anamaco
Com atividades que preenchem o dia de adultos e crianças, o primeiro dia de palestras do Encontro Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Ecomac-BA), que acontece até domingo (21 de outubro), no Iberostar Praia do Forte, no litoral Norte da Bahia, foi aberto por Hugo Rodrigues, Chairman & CEO da WMcCann, que abordou o tema “Quem é o consumidor de material de construção do futuro?".
Em sua apresentação, Rodrigues frisou que o consumidor está se transformando cada vez mais rápido e essa mudança é reflexo do acesso fácil a informações. "Nós, consumidores, nos tornamos mimados e impacientes, As empresas estãom confusas porque essas informações mexem e alteram o comportamento dos clientes", destacou. Diante dessa nova realidade, empresas dos mais variados segmentos precisam se reinventar todos os dias para entender e manter esse cliente. No varejo de material de construção não é diferente.
Na sua percepção, na busca pelo entendimento desse novo consumidor, a tecnologia pode ser um canal de entrada para se comunicar com os clientes. Para exemplificar o espaço que ela ocupa na vida das pessoas, o palestrante revelou que 35 milhões de mensagens são trocadas via whatsapp, por minuto, em todo o mundo.
Um pouco de audácia é outra caracterísitca importante para o lojista que quer compreender o consumidor. Rodrigues observou que no dia a dia da empresa, o lojista deve investir 70% dos seus recursos em ações que já deram certo; outros 20% em algo inovador e 10% numa grande loucura. "Arrisque. Se você perder, perdeu somente 10%", aconselhou.
Outro ponto importante destacado por Rodrigues foi sobre a postura que a equipe de vendas das empresas têm de ter diante dos clientes. Segundo ele, os consumidores devem ser ouvidos com atenção. E isso nada tem a ver com tecnologia. Essa é uma questão comportamental. "As pessoas não ouvem para digerir, elas ouvem para responder", reforçou.
O palestrante destacou que uma conjunto de fatores determinam o entendimento dos negócios e do que procuram os consumidores. "Para participar da jornada do consumidor mnão basta estar na internet. Os vendedores têm de entender os anseios dos clientes, ouvindo-os e compreendendo-os e estar no mundo digital é levar a marca ao mesmo plano do consumidor", explicou.
A cobertura completa da palestra de Hugo Rodrigues e do Ecomac-BA poderá ser conferida na edição impressa nº 300 da Revista Anamaco
Foto: Divulgação/Grau 10 Editora