O que vem por aí
Texto: Redação Revista Anamaco
Fazendo parte do Dia do Revendedor, lojistas e executivos da indústria de material de construção de todo o País participaram, em 12 de março, do Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção, promovido pela Expo Revestir, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) e pela Revista Anamaco.
Em sua 17ª edição, o evento, realizado no Transamérica Expo Center, na capital paulista, contou com a palestra do economista Ricardo Amorim, que fez uma retrospectiva econômica e política do Brasil nos últimos anos e traçou um panorama sobre os rumos do País nos próximos meses.
A abertura oficial do evento ficou sob a responsabilidade de Antônio Carlos Kieling, superintendente da Anfacer e presidente da Expo Revestir e do Fórum. Na ocasião, Kieling saudou a todos e comentou que mais de 65% dos revestimentos são escoados por meio do varejo de material de construção.
Segundo ele, a sustentabilidade será o vetor que conduzirá todas as iniciativas do setor e será um norte de inovação e desenvolvimento setorial na próxima década. Kieling destacou, ainda, que a coisa mais importante que existe no mercado internacional é o conceito de marca de origem e que é preciso, cada vez mais, afirmar a marca de origem do produto brasileiro. “A marca Brasil ainda é carente de afirmação e precisamos trabalhar na sua qualificação. E isso não é feito simplesmente através de uma logomarca, mas por um conjunto de atributos que o produtor e o prestador de serviço se habilita e transfere para o mercado”, observou.
Kieling lembrou que a Expo Revestir é o primeiro grande evento do ano setor no País e é a arrancada para os negócios. “Os últimos anos foram os mais dramáticos na história moderna do Brasil, deixando marcas profundas em todos, mas igualmente deixou aprendizados. A grande lição é que precisamos resgatar valores perdidos. Sem valores não se constrói uma nação. O setor da construção civil precisa, mais do que nunca ter uma agenda nacional. O empresário não precisa de favores, como foi feito no passado. Precisamos criar as bases de uma efetiva indústria da construção, tendo a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade como pilares do desenvolvimento”, destacou.
Na sequência, Claudio Conz, presidente Executivo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), ressaltou que a Revestir se consagra neste que é um dos produtos de objeto de desejo dos consumidores, que embelezam as lojas e movimentam o mercado. “Gostaria de agradecer a cada um dos empresários industriais que fazem um grande esforço para investir em feiras e como isso se reverte de forma positiva para o varejo de material de construção”, observou.
Conz aproveitou a ocasião para lembrar da longa parceria entre a Anamaco e a Anfacer, firmada sob o comando de Kieling. “A presença do Kieling qualificou demais a relação entre as entidades que, hoje, têm um nível de conversa pró-mercado”, garantiu, antecipando que o executivo da Anfacer, em breve, está deixando o comando da entidade.
Beth Bridi, jornalista e diretora da Redação da Revista Anamaco, ressaltou o orgulho de ter uma plateia repleta de lojistas de Norte a Sul do País. Segundo ela, há 17 anos existe uma parceria com a Anfacer, ciente da importância do varejo dentro de uma feira com projeção internacional. “Não foi por acaso que o lojista foi valorizado dentro da Anfacer e da Expo Revestir. Nossa parceria se dá diante da real importância que as revendas têm no escoamento da produção das indústrias nacionais”, explicou.
A diretora também fez uma homenagem a Kieling, a quem classificou como uma das pessoas mais gentis do segmento. “Fomos bem acolhidos na Anfacer e sempre chegamos a um consenso sobre o que é importante apresentar aos lojistas. O Kieling é um líder carismático, inteligente e sempre disposto a ouvir. Obrigada por ter aberto esse espaço para o revendedor ser acolhido em uma feira que, em princípio, era voltada para arquitetos e designers”, observou.
Em uma apresentação clara, didática e bastante descontraída, Ricardo Amorim falou sobre os rumos da política brasileira e as perspectivas econômicas para 2019. O economista começou sua palestra falando sobre o que viu acontecendo nos primeiros meses do novo governo. Segundo ele, apesar do cenário nacional, o que o preocupa não está no Brasil, mas nos Estados Unidos. Isso porque o país americano está no nono ano de expansão econômica, a mais longa da história do pós-guerra americano. “O problema disso é que nada dura para sempre. Isso significa dizer que eles estão mais perto do final do que do início desse ciclo de expansão. Os limites do crescimento estão começando a aparecer. O mais óbvio chama-se taxa de desemprego”, explicou. Na sua avaliação, estamos a trimestres do ponto de inversão da expansão americana.
O economista observou que quando a maior economia do mundo desacelerar, principalmente porque China e Europa já estão desacelerando, o mundo vai entrar em uma recessão. E quando isso acontecer, a situação para o Brasil vai piorar. “Para nós, faz muita diferença se isso acontece daqui a um ou daqui a oito trimestres. Porque o tempo que vamos ter para colocar a casa em ordem antes disso muda”, comenta. A boa notícia, segundo ele, é que não há nenhum sinal nesse exato momento que isso esteja acontecendo.
Na sua percepção, duas coisas estão claras nesse começo do novo governo presidencial: há uma briga interna por poder, o que vira uma bagunça. Por outro lado, apesar da bagunça, o que se vê é um projeto em que o setor privado no Brasil tem tudo para ser maior e mais importante do que ele foi nas últimas décadas.
Falando sobre os desafios do governo, Amorim garantiu que se a Reforma da Previdência não for aprovada, a economia brasileira afunda, entra em outra crise e o presidente Jair Bolsonaro não chega ao final do mandato. “Se a Reforma passar, estou muito convicto que, nos próximos anos, no Brasil haverá uma chuva de investimentos estrangeiros. Ninguém gosta nem investe em momentos de incertezas”, reforçou o economista.
A cobertura completa da palestra poderá ser conferida na edição impressa 303 da Revista Anamaco
Ao término do painel do economista , foi realizado um rápido bate papo com Amorim, mediado por Beth Bridi, com a presença de alguns dos mais expressivos nomes do varejo nacional: Juliano Otha, diretor geral da Saint Gobain Distribuição; Marcos Atchabahian, diretor da Village Home Center e presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco; Guilherme Ferreira Costa, presidente da Ferreira Costa; Antonio José de Mello, presidente da Normatel.
Fotos: Marcelo Pereira / Revista Anamaco
O encerramento do Dia do Revendedor aconteceu com a entrega do Prêmio Destaque Expo Revestir & Revista Anamaco às melhores revendas de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias do País, eleitas pelos expositores da feira.
Abaixo, as revendas premiadas este ano:
A ART PEDRAS
AGRO BOI
BALAROTI
BANDINI LAR & CONSTRUÇÃO –
BR HOME CENTERS
C&C CASA E CONSTRUÇÃO
CARAJÁS
CASA VERDE
CASAS DA ÁGUA
CASSOL MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
CERQUEIRA GONÇALVES
COCIL
COMAC IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
CONSTRUMARQUES
DICASA
FERREIRA COSTA
FORNECEDORA CHATUBA –
GRUPO AMOEDO
IMPORTADORA OPLIMA
LEROY MERLIN
LOJAS QUERO-QUERO
NORMATEL HOME CENTER
OBJETIVA ATACADISTA
PADOVANI MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO
POTIGUAR
SAINT GOBAIN DISTRIBUIÇÃO BRASIL (TELHANORTE E TUMELERO)
SANTA CRUZ ACABAMENTOS
SÃO JORGE SHOPPING
SECOL MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
SODIMAC BRASIL
TODIMO
VILAREJO ACABAMENTOS
VILLAGE