O varejo em busca de atualização
Texto: Redação Revista Anamaco
Na data em que se comemora o Dia do Gaúcho e a Revolução Farroupilha, com o tema “O varejo em busca de atualização” foi aberta, oficialmente, a 24ª edição do Encontro dos Comerciantes de Material de Construção (Ecomac Sul). Promovido pela Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Porto Alegre (Acomac Porto Alegre), em parceria com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o evento acontece até o próximo domingo (22 de setembro) no Dall´onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Com uma programação repleta de palestras, lazer e entretenimento, a expectativa é receber cerca de 450 pessoas durante os três dias.
Em seu discurso de abertura, Paulo Gonzaga, presidente da Acomac Porto Alegre, agradeceu a Deus pela realização do Encontro e destacou que o tema do evento tem a ver com o dia a dia dos empresários e questionou. “Quem de nós não está procurando por oportunidade para as nossas lojas e por atualização”, perguntou.
Gonzaga reforçou que foi um ano e meio de muito trabalho até chegar ao dia de hoje e que o objetivo do Ecomac é conectar, fortalecer o setor de material de construção junto com as indústrias e oferecer informação relevante e qualificada para o segmento. “Ver o setor interagindo nos dá satisfação. O Ecomac Sul parece um Ecomac Brasil, já que reúne lojistas de todo o País. Isso, além de nos orgulhar, aumenta nossa responsabilidade, mas fortalece cada vez mais o setor. Juntos somos mais fortes. Sozinhos somos apenas mais um”, ressaltou.
Na sequência, Marcos Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco, saudou a todos os presentes e observou que a Acomac Porto Alegre foi muito feliz em escolher o tema do Encontro porque atualização é uma palavra fundamental na vida de qualquer empreendedor, porque o mundo está em transformação e mudando muito rapidamente por meio da tecnologia. O executivo lembrou que, hoje, com um celular na mão, o consumidor compra um carro, uma geladeira ou uma viagem sem sair de casa. “Dessa forma, precisamos entender como esse mundo está funcionando. Quem não entender o que está acontecendo pode não sobreviver porque as empresas vão envelhecendo e perdendo produtividade. E quem não se atualiza fica no meio do caminho”, enfatizou.
José Olavo Nogueira, presidente de honra da Anamaco, por sua vez, lembrou que esse evento é muito importante para o Sistema Anamaco e que a Acomac de Porto Alegre é uma das associações que ele viu nascer. “Foi um surpresa muito grande conhecer Bento Gonçalves. Dentro de pouco tempo, a cidade vai ser o foco do turismo, inclusive internacional”, profetizou.
A abertura oficial foi encerrada com um coquetel, que permitiu o encontro e o relacionamento entre os participantes, embalado pelo músico Jonatha Michels.
Fotos: Grau 10 Editora