Optantes terão mais três meses para pagar
Texto: Redação Revista Anamaco
As empresas optantes do Simples Nacional poderão pagar os tributos de abril, maio e junho de 2021 a partir de julho em até seis parcelas. Esse benefício segue uma das bandeiras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que é auxiliar o empresário em momentos de crise econômica para que possa cumprir os compromissos e manter empregos.
A prorrogação foi aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) em favor dos contribuintes, reconhecendo as dificuldades enfrentadas para poder honrar com o pagamento destes tributos. A Resolução CSGN 158, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 25 de março, deverá atingir 17,3 milhões de contribuintes optantes por esse regime tributário diferenciado, dos quais 5,5 milhões são de micros e pequenas empresas, e 11,8 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI). Em valores, a postergação envolverá R$ 27,8 bilhões em tributos.
A entidade tem, ainda, pedido a ampliação da prorrogação do prazo para recolhimentos de tributos federais, estaduais e municipais, além de parcelamentos especiais e incentivados, entre outros, como forma de dar fôlego às empresas impactadas pela crise econômica desde o início da pandemia de Covid-19.
Foto: Adobe Stock