Ornella Nitardi é a nova gerente de inovação aberta e ecossistemas digitais da Basf
Texto: Redação Revista Anamaco
Ornella Nitardi é a nova gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da Basf. A executiva ficará à frente do Centro de Experiências Científicas e Digitais, espaço colaborativo criado para conectar e expandir o ecossistema de inovação aberta e digital da empresa.
Ítalo-argentina, Ornella vem expatriada do Chile, onde liderou a estratégia de transformação digital para os países andinos com foco na comunicação e no contato com os ecossistemas digitais, atuando como gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Basf. Com mais de 15 anos de experiência em relações públicas, comunicação e sustentabilidade na América do Sul e Europa, trabalha empresa desde 2010, participando de projetos estratégicos na região e de forma integrada à equipe brasileira. “Assumir o Centro no cenário atual é um grande desafio. Esse espaço, que foi criado para gerar experiências, cocriar e conectar pessoas, está se reinventando permanentemente para gerar conexões transformadoras orientadas a resolver desafios dos negócios e promover soluções sustentáveis. Tem também um papel fundamental no processo de mudança de mentalidade na empresa”, afirma Ornella.
Segundo ela, com esse norte, a companhia planeja várias novidades que incluem novas experiências e o movimento de expandir, ainda mais, o alcance para a região de América do Sul. “A química está presente no nosso dia a dia, e a partir do Centro, potencializamos a química entre as pessoas para criar um futuro mais sustentável. Estamos abertos a receber novas ideias e desafios”, reforça.
Ornella possui formação em Relações Internacionais pela Universidad Torcuato Di Tella, é pós-graduada em Gestão da Inovação e Tecnologia, pela Universisdad Austral – ambas na Argentina, e Master em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Corporativa pela Escuela de Organización Industrial da Espanha.
O Centro foi criado para conectar e aproximar o ecossistema de transformação digital e inovação aberta entre a Basf e seus diversos públicos, como parceiros, clientes, estudantes, associações. É um espaço aberto para discutir novos modelos de negócios ou para o desenvolvimento de projetos com foco em impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade. Por meio da plataforma Central de Startups, as startups se conectam com a empresa e com os clientes, realizando pitches e apresentações sobre como as suas soluções tecnológicas podem auxiliar na solução dos desafios existentes. O Centro também promove parcerias com universidades em projetos onde os estudantes propõem soluções para desafios reais da Basf, o que agrega conhecimento para os jovens e a atração de novos talentos para a companhia.
Foto: Divulgação